Por Grace Jean
O estaleiro Austal dos EUA lançou o oitavo LCS – Littoral Combate Ship para a US Navy em Mobile, Alabama, e está passando pela montagem final antes de sua ativação no primeiro trimestre de 2015.
O USS Montgomery (LCS 8), é o quarto navio da classe Independence, e foi ao mar pela primeira vez em 6 de agosto depois de ser deslocado de uma doca seca flutuante – BAE Systems. O Montgomery está ancorado no rio onde será concluído e ativado antes de realizar seus primeiros testes de mar, no segundo trimestre de 2015, informou Michelle Bowden, porta-voz da Austal EUA.
O estaleiro possui um contrato de USD 3.5 bilhões para produzir 10 LCS com base no design trimaran de alumínio de classe Independence. O USS Jackson (LCS 6) é o primeiro navio deste contrato e o terceiro da classe, sendo batizado em março e está se preparando para os testes de mar ainda este ano. O USS Gabrielle Giffords (LCS 10), quinto da classe, tem previsão de lançamento no primeiro trimestre de 2015. Nas instalações da Austal’s Module Manufacturing Facility (MMF), está em curso a construção do USS Omaha (LCS 12) e do USS Manchester (LCS 14), com o USS Tulsa (LCS 16), iniciando a partir de setembro.
Atualmente o USS Omaha está com 42% de sua construção concluída, enquanto o USS Manchester está em 14%.
A Austal entregou dois LCS para a US Navy: O USS Coronado (LCS 4), que foi entregue à marinha em setembro de 2013 e comissionado em abril de 2014; e o USS Independence (LCS 2), que terminou recentemente a sua primeira missão operacional no Havaí onde participou do exercício “Rim of the Pacific” – RIMPAC.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval
FONTE: IHS