A proteção dos tanques e veículos blindados de infantaria exportados pela Rússia não está limitada a uma boa blindagem apenas. É por isso que um impacto sobre eles não é fácil, mesmo para um míssil guiado.
As redes lançaram recentemente um vídeo do fabricante Kurganmashzavod, que mostra como um dos sistemas de proteção ativa deverá estar em quase todos os tanques do século XXI. O supressor ótico-eletrônico Shtora-1, engana os mísseis antitanque do sistema de telemetria a laser que se aproximam do carro e são desviados para o céu antes de explodir.
O título do vídeo publicado pelo Syrian Reporter garante que dois mísseis guiados anti-tanque foram lançados contra um tanque T-90 do exército sírio e ambos erraram devido ao sistema de proteção ativa instalados no tanque.
Incidentes como este podem ter realmente acontecido na Síria, onde os extremistas islâmicos já apareceram diante das câmeras armados com sistemas anti-tanque ocidentais modernos. No entanto, o portal de notícias Russkaya Vesna, determinou que estas imagens são para um teste do sistema de Shtora-1 e o cenário foi o polígono militar nos Emirados Árabes Unidos.
O ataque teve como alvo um blindado infantaria BMP-3M e, dois mísseis guiados KONKURS foram disparados contra o veículo. Esses detalhes não diminuem o valor da transmissão de vídeo, que ilustra as capacidades defensivas extraordinárias que o fabricante pode fornecer a diferentes tipos de equipamento militar, fornecidos tanto a Síria quanto para outros países.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: RT