O Ministério da Defesa da Armênia anunciou que tem evidências da intervenção da Turquia ao lado do Azerbaijão no conflito de Karabakh, confirmando que Yerevan está investigando relatos da presença de militantes sírios.
O porta-voz do ministério da Defesa, Artsron Ovanessian, afirmou que o lado armênio tem algumas informações que lançam luz sobre o papel da Turquia nos recentes desenvolvimentos em Baghera. Ele disse que a conversa é sobre evidências irrefutáveis da presença de armas turcas nas forças do Azerbaijão em Karabakh, destacando que esses fatos não deixam margem para dúvidas.
E continuou: “Há outros fatos que precisam ser investigados. Quanto aos militantes, não posso confirmar ou negar esses relatos agora. Com o passar do tempo, coletaremos mais evidências e conversaremos sobre o assunto com base em evidências mais claras”.
O presidente adjunto do Azerbaijão, Hikmat Hajiyev, negou a autenticidade do relatório emitido pelo Observatório Sírio de Direitos Humanos sobre a transferência turca de militantes sírios para Karabakh, considerando-o nulo e sem efeito.
Desde o início de setembro, surgiram relatos sobre a intenção da Turquia de enviar militantes da Síria ao Azerbaijão, para lutarem contra as forças armênias em Karabakh. Embora nada tenha sido confirmado, ativistas da oposição síria falaram sobre o suposto recrutamento, alguns pedindo aos militantes que não participem do conflito.
FONTE: AMN