Armada chilena lança ao mar seu 4º Navio de Patrulha Oceânico

Na quarta-feira 03 de agosto foi realizada na área de construção naval do estaleiro Arsenal da Marinha (ASMAR), Talcahuano o batismo e lançamento de novo navio de patrulha oceânico, OPV 84 Cabo Odger.

Este é o quarto Patrullero da série e tem características semelhantes aos do OPV 83 Marinero Fuentealba, com capacidades para sua missão de Polícia Marítima, de comando e controle e um casco reforçado para a navegação em climas frios.

Seu nome homenageia o Cabo Leopoldo Odger Flores, que foi um dos heróis do naufrágio do navio Janequeo, ocorrido nas águas turbulentas de Corral em 15 de agosto de 1965, resgatando do mar e salvando o Cabo Juan Espinoza Montiel e o marinheiro Osvaldo Calderon Mancilla, morrendo posteriormente ao procurar ajudar mais vítimas em meio a uma violenta tempestade.

A presidente da República, Michelle Bachelet agradeceu a Marinha do Chile pela construção e disse que “este é um projeto muito significativo para mim, porque o início da construção destes navios foi concebido em meu período como Ministro da Defesa”. Ele também enfatizou que estas obras mostram que as instituições têm a capacidade de construir estes navios em nosso País:

“Hoje estamos adicionando o quarto de seis OPV (Ocean Patrol Vessel) e, é gratificante ver que estes projetos de longo prazo do governo vão se concretizando”, disse.

Enquanto isso, o comandante-em-chefe da Marinha, almirante Enrique Larrañaga disse: ” Hoje é um dia de alegria para a Marinha, porque temos o nascimento de um novo navio em serviço no país, totalmente construído em ASMAR Talcahuano, dando uma amostra da capacidade tecnológica, de engenharia que temos nesta área e também das capacidades futuras que possamos ter a seguir. O estaleiro gera cerca de 500 empregos diretos e 2.500 indiretos no total, por isso continuar a construir navios aqui é muito importante”.

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

FONTE: WebInfoMil

Sair da versão mobile