Por ARIE Egozi – TEL AVIV
Depois de um longo período de “avaliação preliminar”, a Argentina está negociando a compra de um lote de caças Kfir Block 60 junto à Israel Aerospace Industries.
O Kfir Block 60 é a versão mais recente do caça que foi usado pela força aérea israelense entre 1975 e 1994. Algumas aeronaves estão sendo oferecidas com motores General Electric J79 com zero horas após uma revisão completa, enquanto outros precisariam ter este trabalho realizado após atingirem 1.600 horas de vôo.
O caça atualizado possui um radar ativo de varredura eletrônica Elta EL/M-2032, que pode operar nos modos ar-ar e ar-superfície simultaneamente e é capaz de rastrear até 64 alvos. Seu projeto de arquitetura aberta também permite que o cliente possa integrar outros sistemas, dizem fontes da indústria.
Representantes da força aérea argentina visitaram Israel no ano passado e foram informados sobre o acordo proposto. Desde então, A FAA apresentou uma lista de modificações técnicas que gostaria de ver incorporadas para o seu uso potencial.
IAI declina comentar sobre as negociações
A Flightglobal relatou em janeiro 2014, que a Argentina poderia buscar um acordo para adquirir 18 dos aviões de combate de Israel.
Atualmente cerca de 36 Kfirs estão em uso operacional com as forças aéreas da Colômbia, Equador e Sri Lanka, como registrado por banco de dados do Analyzer Flightglobal.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: Flightglobal.com