De acordo com a declaração do Secretário da logística do Ministério da Defesa, Eng. Walter Ceballos, a compra de 12 Avioes T-6C Texan II foi concluída.
Quatro meses após ter proposto ao presidente Mauricio Macri a compra pelo MINDEF e JEMGFAA, o governo concluiu a aquisição de 12 aeronaves Beech T-6C Texan II.
O pedido foi realizado pelo ministro da Defesa, Julio Martinez e pelo Chefe da Força Aérea Brigadeiro Enrique Amreim, ao presidente Mauricio Macri em 11 de outubro de 2016 durante uma exposição das necessidades de re-equipamento da força, que centrou-se principalmente em aeronaves de formação avançada, meio de transporte e um caça para a substituição do Mirage.
O pedido atendido rapidamente, dada a situação crítica da Força Aérea, permanecendo em uma fase muito avançada a compra de 4 (C-295) para transporte e, para 2018 a compra dos caças, que de acordo com o chefe da FAA seria o FA-50.
A exigência inicial do T-6C Texan II era para 24 aeronaves, mas, por razões orçamentais, foi acordado em princípio, por 12 e deixando para mais tarde a ordem de um segundo lote de 12. Em princípio FAdeA assumiria a manutenção de maior monta, enquanto a manutenção de pequena monta será feita pelo Grupo Técnico, e os acordos off-sets não são tão generosos como eles foram anunciados no início das negociações, uma vez que apenas 50% do pacote foi comprado neste momento.
Segundo a Beech, a entrega das 4 primeiras aeronaves pode ser imediata de acordo com o que foi dito no momento em que a venda de 24 aeronaves foi aprovada durante o governo do ex-presidente Barack Obama.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: Aviación Argentina
COLABOROU: Angelo Almeida