Argentina adquire canhões sem recuo Carl Gustaf e radares de vigilância terrestre

Carl Gustaf

Por Gabriel Porfilio

A Adidância do Exército argentino em Washington, DC, está em negociação para a compra direta, de 27 canhões sem recuo Carl Gustaf e radares de vigilância terrestre.

No primeiro caso, embora a descrição do modelo de ordem não esteja especificada, a descrição corresponde ao sistema Carl Gustaf de 84mm. Nesse sentido, foram solicitadas 27 unidades com 27 adaptadores de redução de calibre para 7,62 milímetros para prática, 5.000 tiros calibre 7,62 milímetros traçantes para o sistema subcalibre e 5.000 unidades de cápsulas iniciadoras também de calibre reduzido. Junto com isso, o sistema deve ter uma taxa mínima de cinco tiros por minuto, com uma vida útil mínima de 1.000 tiros, capacidade de disparar minas, munição antitanque giroestabilizada, antipessoal, munições com temporizador, iluminada e fumigena.

Deverá possuir uma mira inteligente com um sistema secundário e backup resistente, com uma mira com ponto vermelho. Enfatiza-se que o sistema deve ser especialmente adequado para utilização em qualquer tipo ambiente geográfico, mas, principalmente, em áreas desérticas com ventos cruzados, sem afetar o desempenho da arma para distâncias maiores.

Radar de vigilância

No segundo caso, estão procurando um radar de vigilância terrestre com alcance de 80 quilômetros instrumentado, capacidade de detecção de uma pessoa exposta (0,5 m²) em uma distância igual ou superior a 24 quilômetros, veículos ligeiros (dois m²) a 34 quilômetros ou mais, veículos pesados (dez m²) a 49 quilômetros ou mais, helicópteros (5 m²) para 46 quilômetros ou mais, embarcações (50 m²), a 72 quilômetros ou mais e um alcance máximo de 80 quilômetros instrumentado com resolução de células de 40 metros.

O sistema deve operar dentro da banda X, com uma resolução de alcance de 2.000 células, protocolo de Asterix e cor verde. Embora qualquer marca ou modelo mencionado, a descrição é muito semelhante em desempenho ao sistema Thales GO 80.

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

TÍTULO ORIGINAL “Argentina adquiere cañones sin retroceso Carl Gustaf y un radar de vigilancia terrestre”.

FONTE: Infodefensa

Sair da versão mobile