Compra poderá chegar a 40 ou 60 blindados
(Infodefensa.com) São Paulo – Os membros do CDoutEx do EB, do EPEX e do 6º GLMF/CIF, participaram de um evento com lançamento de mísseis de artilharia e foguetes na Arábia Saudita entre os dias 15 e 22 de novembro, através do projetos estratégicos Astros 2020.
A delegação brasileira visitou a instalação militar saudita Khamis Mushait e se reuniu com o comandante da 21ª Brigada de Artilharia e do 13º Batalhão de Artilharia, usuário do sistema Astros por 27 anos. Esta unidade da Avibras, foi usada na luta contra as tropas iraquianas na 1ª Guerra do Golfo.
Durante o intercâmbio, os sauditas mostraram a sua confiança na qualidade e eficácia deste sistema e anunciou a compra do Astros 2020 (MK-6). Um novo grupo será criado para isso, com quatro baterias, que deverá ser composta por 40 ou 60 blindados, entre lançadores, remuniciadores, comando e controle, veículos de resgate e oficinas, entre outros.
Os novos Astros 2020 toda a família podem disparar foguetes disponíveis, incluindo os SG-40 guiadas e mísseis de cruzeiro tático AV-TM 300, com 200 milhas de alcance. Não foram detalhados quais foguetes serão usados no Astros 2020.