A fábrica ucraniana Antonov estaria em negociações para lançar a produção da aeronave An-38-100 no Brasil. Eles iriam substituir os velhos Embraer Bandeirante.
A empresa ucraniana, que, como resultado da agitação política em Kiev perdeu muitos mercados de cooperação e de vendas, incluindo o maior deles, o russo, está desesperadamente à procura de novos parceiros. Essas conversas já duram vários meses com a Polônia (Apresentação Mi-8MSB, 2014/11/26). Agora, outro colaborador potencial da Ucrânia pode ser o Brasil.
Segundo a imprensa local, foi proposto o início da produção de aeronaves de transporte An-38-100 no Brasil, citando o vice-Presidente do bureau Antonov, Oleksandr Kiva. Em causa está a construção de uma fábrica em Ilhéus, no Estado da Bahia. O projeto iria consumir o equivalente a um bilhão de dólares. O programa prevê a produção de 80 aeronaves para substituir os velhos EMB-110 Bandeirante da Embraer. Essas aeronaves foram entregues a partir de 1973, e são a espinha dorsal da aviação de transporte militar brasileira.
O An-38-100 é uma profunda modificação do An-28. O peso máximo de carga útil é de 2500 kg. Suas capacidades STOL permitem a utilização da aeronave a partir de pistas não preparadas e pequenas. A versão brasileira do An-38 seria equipada com motores Honeywell TPE331-14GR US-801E.
A substituição dos EMB-110 Bandeirante foi proposta em meados de 2013. Os pequenos aviões de carga permitem o contato com o mundo para grande parte da população do Brasil que está fora do alcance da infraestrutura terrestre. Os concorrentes do An-38-100 na competição para o contrato no Brasil, podem ser o Cessna Caravan dos EUA, que já é utilizado pelas forças armadas desse país. No entanto, é monomotor, o que limita as suas capacidades. Outro concorrente potencial é o Dornier 228NG, equipado com dois motores Garrett TPE 331-10 (Venezuela comprou o Do-228, 2013/12/19).
FONTE:Altair.com