Alemanha vende a Israel quatro corvetas por 430 milhões de euros

xxx

Por JNG

Após cinco anos de negociações, a Alemanha e Israel assinaram a compra de quatro corvetas para a Marinha israelense no valor de 430 milhões de euros.

Os navios serão construídos pela ThyssenKrupp Marine Systems (TKMS) baseados nas corvetas Meko 130 da Blohm Voss Meko, receberão o nome de Sa’ar VI em Israel e contarão com sistemas específicos de origem israelense.

Israel estava a procura deste tipo de embarcação para proteger áreas do Mediterrâneo oriental, onde foram encontrados depósitos de gás e para o qual Israel tem dedicado recursos técnicos e financeiros significativos visando a sua segurança. A Alemanha vai financiar parcialmente este contrato para o fornecimento de navios para Israel, pois, dos 430 milhões de euros, o governo alemão vai fornecer 115 milhões, cerca de um quarto do total, conforme anunciado em dezembro do ano passado.

Além do mais, o contrato inclui o compromisso da TKMS de adquirir sistemas israelenses para as corvetas por um montante de 160 milhões de euros como compensação industrial. Como outras embarcações israelenses fabricadas em outros países, armas, sistemas de combate, guerra eletrônica e eletrônica devem ser fornecidos por firmas israelitas.

As Meko 130 combinam características tanto de uma corveta como de um Offshore Patrol Vessel (OPV), aportando a capacidade de armamento de uma e a economia operacional das segundas. O primeiro destes navios será entregue em 2019 e os outros três nos seguintes três anos, estando destinados a se tornar o principal modelo da marinha de Israel nos próximos anos para a juventude, habilidades e deslocamento, o qual vai se situar em torno às 2.200 toneladas.

Meko 80 (OPV)

Embora denominados habitualmente como corvetas missileiras, os navios a serem construídos pela TKMS, são do tipo Offshore Patrol Vessels (OPV) a ser derivados do seu design Meko OPV 80, este já um conceito encurtado das corvetas Meko 100, dispondo um deslocamento de 1.500 toneladas.

Seguindo o hábito da Marinha Israelense, devem estar fortemente armados, incluindo sistemas como o Barak 8 de Israel Aerospace Industries ou uma variante naval do Iron Dome de Rafael. O diretor-geral do Ministério de Defesa de Israel, Major General (R) Dan Harel, valorizou a aquisição em termos de capacidade defensiva sem precedentes para proteger os recursos estratégicos israelenses distantes da costa israelense. Os navios podem realizar missões de duas semanas, graças ao seu alcance de 4.500 milhas náuticas a 14 nós, uma velocidade máxima de 26 nós, e uma velocidade de cruzeiro de 12 nós para economizar combustível.

FONTE: Defensa.com

Sair da versão mobile