No domingo (01/01/23), a Alemanha assume a liderança da força militar de maior prontidão da OTAN, colocando milhares de soldados em prontidão para serem implantados em poucos dias.
O Very High Readiness Joint Task Force (VJTF) foi criado em 2014 no centro de uma Força de Resposta da OTAN, após a anexação ilegal da Crimeia pela Rússia e as crises no Oriente Médio. A Alemanha substitui a França, que liderou a força em 2022.
Em resposta a invasão da Ucrânia pela Rússia, em fevereiro deste ano, a OTAN enviou elementos da VJTF para a Romênia na primeira missão de defesa coletiva da unidade.
“A Alemanha é um aliado importante e agradecemos por liderar o VJTF em 2023”, disse a porta-voz da OTAN, Oana Lungescu. “Como a guerra da Rússia na Ucrânia continua a ameaçar a paz e a segurança na Europa, não deve haver dúvidas sobre a determinação da OTAN de proteger e defender cada centímetro do território aliado. A VJTF é a primeira resposta da OTAN e uma parte fundamental da nossa defesa coletiva. A liderança da Alemanha é uma forte demonstração de seu compromisso e capacidade”, disse Lungescu.
O VJTF é o elemento de maior prontidão da Força de Resposta da OTAN. A liderança e os membros da VJTF giram anualmente entre os Aliados. Em 2023, as forças terrestres da VJTF serão compostas por cerca de 11.500 mil soldados, com a Panzergrenadierbrigade 37 em seu núcleo.
No total, nove Aliados da OTAN, Bélgica, República Tcheca, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Alemanha, Holanda, Noruega e Eslovênia vão contribuir. Entre as principais unidades estão o Panzerbataillon 393 da Alemanha, o Artillerielehrbataillon 345, o Versorgungsbataillon 131 e o Transporthubschrauberregiment 30.
Pela primeira vez, a Alemanha também lidera o comando designado das Forças Especiais da VJTF.