Por Ginés Soriano
O Ministério da Defesa alemão decidiu suspender os voos de rotina do helicóptero NH90 após a última semana, a Airbus Helicopters advertir que o painel de controle superior (conhecido como OHCP pela sigla do Painel de Controle Overhead), exige melhorias técnicas.
A empresa anunciou este fato na quinta-feira, após o inquérito instaurado na sequência de um incidente em um NH90 alemão em 19 de junho passado em Termez (Uzbequistão).
O problema pode causar um curto-circuito e ativar o sistema de supressão de fogo, razão pela qual o Ministério da Defesa alemão decidiu recomendar que o Exército suspendesse os voos de rotina provisoriamente do NH90 por razões de segurança. A recomendação foi aceita, e a medida entrou em vigor.
No comunicado, o Ministério da Defesa anuncia essa medida e lembra que espera a “eliminação do problema pelo fabricante o mais rapidamente possível”.
Alemanha encomendou 82 NH90 TTH , dos quais recebeu treze unidades no total.
Airbus Helicopters recomenda seguir com vôos
Enquanto isso, a Airbus Helicopters recomendou à Alemanha para retomar os voos por considerar que a curto prazo “não há problemas de navegabilidade” com estes helicópteros, de acordo com um porta-voz da empresa citado pela IHS Janes.
A Airbus distribuiu informação a respeito deste caso e sua recomendação para todos os clientes do NH90 .
FONTE:Infodefensa