A Rússia oferecerá ao Brasil a fabricação conjunta do caça de quinta geração T-50 (PAK -FA) durante a próxima visita de uma delegação ao país latino-americano.
“Durante as negociações no Brasil estamos dispostos a oferecer aos nossos sócios não só a aquisição de aeronaves modernas, como o Su-35, mas também a coprodução da futura aeronave T-50, disse à agência de notícias russa RIA Novosti um membro da delegação russa, que preferiu manter o anonimato.
A delegação russa, liderada pelo ministro da Defesa, Sergei Shoigu, realizará entre os dias 14 e 17 de outubro visitas ao Peru e ao Brasil. Além de Shoigu, a delegação é composta pelos mais altos funcionários do comércio de equipamentos militares russos: o chefe do Serviço Federal para a Cooperação Técnico-Militar, Alexander Fomin, e o presidente da Rosoboronexport, Anatoly Isaykin.
O funcionário lembrou que a Rússia e o Brasil são membros do grupo BRICS, composto por países que estabeleceram uma aliança estratégica em diversos âmbitos, incluindo a cooperação técnico-militar.
O Brasil ainda não tomou uma decisão sobre o vencedor do concurso para a compra de 36 caças para a Força Aérea nacional, em um total de 4 bilhões de dólares. Na lista final do concurso foram selecionados três caças: o francês Rafale, o Boeing F/A-18E/F Super Hornet e o sueco Saab Gripen NG.
Fonte: actualidad.rt.com