Por Nicholas de Larrinaga, Londres e Nikolai Novichkov
Pontos Chave
A parada do Dia da Vitória em Moscou marcou a estréia formal de uma gama de novos modelos de veículos blindados da Rússia.
O desfile revelou muitos detalhes novos sobre os veículos, que apareceram totalmente descobertos pela primeira vez. Os veículos representam não só a maior mudança nas famílias de veículos blindados do país desde a década de 1970, mas também um novo design.
Juntos, Armatas, Kurganets, Boomerang, e Koalitsiya entre outros veículos expostos, irão substituir quase todas as famílias de veículos existentes da Rússia, como seus veículos de combate blindado (AFV).
Além disso, os veículos novos exibem mudanças radicais no design e incorporam vários sistemas de proteção de ativos inéditos (APSS). O peso relatado e o tamanho aparente de todos os veículos indica uma mudança na filosofia de design do veículo blindado longe da ênfase soviética, em veículo de perfil baixo e alta manobrabilidade para o foco ocidental na proteção blindada e sobrevivência da tripulação.
Enquanto muitos detalhes dos veículos já haviam sido mostrados, e foram abordados em profundidade pelo JDW em abril, a inauguração completa dos veículos revelou muitos detalhes novos e fascinantes, acrescentando muito para a nossa compreensão dos projetos da família de veículos.
T-14 Armata tanque de guerra (MBT)
O T-14 é o primeiro projeto de tanque verdadeiramente novo da Rússia desde o T-72, projetado no início de 1970. Com base na Armata Universal lagartas Platform, a característica mais chamam a atenção do T-14 é sua torre não tripulado, com todos os três tripulantes do MBT (comandante, motorista, artilheiro) sentado em um compartimento da tripulação bem protegido na frente do casco .
Sete tanques T-14 participaram do desfile e o modelo está previsto para substituir os tanques de batalha principal (MBT) T-72M3 e T-90 atualmente em serviço.
Notavelmente, a torre revelou dissipou as dúvidas de que ele seriam armado com um canhão de 30 milímetros coaxial, além de seu canhão 2A82A de 125 milímetros arma principal. Na verdade, os veículos de pré-produção desfilaram sem nem um canhão de 30 milímetros, nem uma metralhadora (MG) armamento coaxial como esperado, embora os veículos de produção possam, eventualmente, apresentar um canhão de 30 milímetros e uma metralhadora 7,62 milímetros.
Embora torre do T-14 seja o que mais atrai aos amantes de MBTs, não fica claro se esta apresenta o sistema autoloader do canhão principal do MBT, ou se será o tradicional, que seria manter o sistema de carrossel montado no casco dos MBT russos atuais. Alguns relatos também indicam que a Rússia não abandonou totalmente suas ambições para armar Armada com um canhão de 152 milímetros. Se este for o caso, isso poderia explicar por que torreta não tripulado do T-14, tem um perfil extraordinariamente elevados em relação à posição da arma principal de 125 mm, com a torre eventualmente concebida para incorporar o potencial de crescimento até ao calibre de 152 milímetros.
O T-14 é armado com uma metralhadora 7,62 milímetros PKTM acionada por controle remoto (RCT), que funciona como visão independente do comandante. A vista do atirador é montada para o lado esquerdo da arma principal e protegida por uma porta blindada de duas peças se proteger de armas pequenas. Uma unidade de referência está montada por cima da base do canhão de 125mm, notadamente carece de um orifício extrator de gases (que seriam redundantes, pois a torre é não tripulada). As comunicações por satélite, GLONASS, datalink, e as antenas de comunicações de rádio são montados no topo da torre.
A Torre do MBT é literalmente coberta com uma variedade de sistemas de lançadores e sensores interlifados a um novo sistema de APS, que alguns relatórios chamam ‘Afghanit’. Na base de cada lado da torre estão cinco grandes tubos fixos de lançamento dispostos horizontalmente que cobrem os 120° do arco frontal da torre. Estes têm uma forte semelhança com os lançadores de APS Drozd e Drozd-2, que disparava projéteis não guiados de 107mm armados com uma ogiva de alta carga explosiva (HE) de fragmentação para derrotar armas anti-tanque guiadas de entrada (ATGWs ).
O T-14 é também equipado com quatro conjuntos de lançadores de menor calibre, com cada unidade armada com 12 tubos de lançamento. Duas unidades horizontalmente móveis são montadas em cada lado da parte superior da torre, enquanto duas unidades lançadoras aparentemente fixas na parte superior da torre do tanque.
Não está claro se este segundo sistema dispara munições hard-kill(ogivas) ou soft-kill (fumaça anti-infravermelho para obscurecer o laser), ou uma combinação dos dois. Também não está claro se as unidades montadas verticalmente estão habilitadas para disparo, ou simplesmente para armazenamento de unidades de recarga para os dois lançadores. Uma limitação dos sistemas Drozd eram de que eles não forneciam nenhuma proteção contra ameaças que emanam acima do tanque, de modo a montagem dos lançadores fixos na vertical poderia ser uma forma de fornecer proteção contra ameaças ao topo da torre.
Dois tipos de sensores montados em torno da torre do T-14, fornecem aviso e orientação para o sistema APS. Dois sensores grandes, que se acredita serem receptores de advertência de laser, eletro-óptico/infravermelho (EO/IR), são montados na parte frontal da torre fornecendo 180° de cobertura, enquanto os quatro sensores menores (coberto, acredita-se serem radares), são montados em torno da torre fornecendo cobertura de 360°.
O tanque Armata apresenta um design de casco completamente diferente comparando o com os T-72/90. Uma diferença notável são as rodas, que possuem um design diferente dos T-72/90, o Armata apresenta sete rodas(as seis dos MBT anteriores), com a roda de carro na parte traseira. Isto é semelhante à família MBT T-80, que também tem chassi com sete rodas pequenas.
Não se sabe se o Armada está equipado com uma turbina a gás ou um motor diesel, mas a força motriz do T-14 é montada na parte de trás do MBT, com dois reservatórios de combustível internos montados em ambos os lados, e os escapes também montados em ambos os lados. Câmeras Day/Night estão montadas em torno da torre para proporcionar o conhecimento situacional, enquanto que um sistema EO / IR (FLIR) está montado na parte frontal do casco para o condutor. A escotilha do piloto não tem periscópios. Ao dirigir com a escotilha fechada, o motorista pode estar em uma posição reclinada, utilizando um conjunto de periscópios montados em uma segunda escotilha diretamente atrás dele.
O Instituto NII Stali deve ter projetado uma nova forma de armadura de aço para a família Armata. Em declarações à TASS, um representante NII Stali disse que a “liga de armadura de aço, chamada 44S-sv-Sh [44S–], é aprovado pelo desenvolvedor do Armata. Testes operacionais da liga foram iniciados e ele pode ser usado em partes de veículos futuros”. A utilização do aço 44S-sv-Sh no Armata destina-se a fornecer proteção a um nível semelhante ao STANAG 4569 (primeira edição) Nível 5. O nível elevado de proteção do 44S-sv-Sh é assegurado pela estrutura do material de short-grains , processo de legação otimizado e com processamento térmico especial. O aço também foi concebido para manter as suas características em condições muito frias.
Acredita-se que o projeto Armata também utilize armadura reativa explosiva (EEI) no seu projeto base (em vez de as telhas ERA visto nos MBT russos anteriores). Olhando por cima do MBT, ele apresenta um padrão distinto de azulejos indicando o uso de EEI no topo da chassis e torre do veículo. Embora o que parecem ser telhas ERA presentes no topo da torre, a maior parte dos lados da torre parece ser apenas um fino revestimento que abrange os vários APs e sistemas de mira, em vez de armadura. Armadura Aplicada (passiva ou ERA, ou ambos) equipa os dois terços dos lados para a frente do T-14, enquanto a parte traseira é protegida por uma armadura bar para proporcionar folga para escapamentos do T-14.
Tanque pesado de infantaria de combate T-15 (IFV)
Também com base na plataforma do Armata, foi revelado durante o desfile de 9 de Maio o T-15 pesado IFV.
Para a criação do T-15, o chassis do Armada foi invertido na sua totalidade para criar um compartimento para desmontável na parte traseira do IFV. Por conseguinte, o motor do T-15 é montado na parte da frente do veículo, com a roda de acionamento também na parte da frente e os escapes agora sobre os lados da frente do veículo.
Esta troca exigiu mudança dos tanques de combustível do veículo, pois a armadura para proteção, normalmente fica na parte traseira do chassi Armata. A parte superior do chassis do veículo parece ser protegidos por telhas ERA integrados.
O T-15 é armado com um KBP Instrument Design Bureau Epoch Almaty, designado RCT, instalado na parte traseira do veículo com um canhão de 30 mm 2A42, e uma metralhadora 7,62 mm coaxial, e um lançador duplo de Kornet-M ATGWs em ambos os lados. A RCT apresenta a visão de um artilheiro para a direita da arma principal e da vista de um comandante independente no topo da torre, no lado da mão esquerda.
O pesado IFV também está equipado com um pacote de armadura avançado sobre o lado do veículo. O T-15 parece ter os mesmos sensores APS e lançadores do T-14, embora montados no casco do veículo, em vez de ser na torreta.
Um grupo de três homens (comandante, atirador, condutor) ficam no centro do veículo, atrás da máquina, com a parte traseira do casco do veículo aumentada para acomodar o compartimento de tropas e uma torreta. O acesso do grupo é feita através de uma porta assistida por energia na parte traseira do veículo.
A parte dianteira / parte de baixo tanto o T-14 e T-15 é equipado com o que parece ser um pequeno sistema entrenching/anti-minas.
Kurganets-25
Os Kurganets-25 (de 25t), estiveram presentes com duas variantes na parada de 9 de maio: IFV e blindadas de transporte de pessoal (APC). A família de veículos novos parece significativamente mais larga e mais alto do que BMP série de veículos que está programado para substituir.
A variante IFV está armada com o mesmo canhão 30 milímetros/Kornet ATGW como o T-15. O grupo UralVagonZavod também criou sua torre AU-220M armada com um canhão de 57 milímetros, o que sugere que está na disputa para ser equipado com a variante IFV, embora isso não tenha sido mostrado nos Kurganets-25 IFVs que participaram no desfile.
Muito parecido com os veículos Armata, o Kurganets-25 IFV parecem apresentar dois tipos de sensor APS, embora estes pareçam sutilmente diferentes dos que equipavam os veículos Armata. Lançadores fixos são colocados ao redor do casco do veículo, proporcionando uma cobertura de 360°. Enquanto estes se assemelham aos lançamentos nos veículos Armata, eles parecem ser de um calibre muito menor. Um sistema de sensor de duas partes, semelhante aos receptores de laser de alerta sobre os veículos Armata, também está localizado em torno do casco. Estranhamente, três sensores estão localizados no lado esquerdo do veículo, mas apenas dois no lado direito. Dado que ambos os conjuntos de sensores estão localizados no casco, imagina-se que os dois sistemas estejam interligados.
Três sensores de duas partes (cobertos durante o desfile) também estão montados em torno da torre, juntamente com quatro conjuntos de contra medidas na parte da frente da torre e dois montado lateralmente na parte traseira da torre. Não está claro o que essas contra medidas são, mas eles parecem semelhantes a um sistema desconhecido visto montado na torre do MBT T-95. No IFV, cada conjunto tem um par do que são ou janelas redondas ou tampas quebráveis. Se eles são janelas, este sistema poderia ser um novo emissor de interferência semelhante a uma versão muito reduzida do sistema Shtora presentes no T-90. Em alternativa, cada conjunto pode conter dois dos lançadores de menor calibre nos veículos Armata. Dado que a cobertura proporcionada pela localização das contra medidas, a última opção parece mais provável.
Kurganets-25 IFV
A versão APC, entretanto, está equipada com um RCT muito menor armado com uma metralhadora de 12,7 milímetros. A versão APC não tem os sensores montados no casco ou contra medidas vistos na variante IFV, e em vez disso apresenta apenas o segundo tipo de APS presente no Kurganets-25 IFV. Embora a configuração do sensor seja a mesma para este APS tanto no APC e IFV, a configuração das contra medidas são diferentes. No veículo APC, as contra medidas estão localizadas apenas na parte frontal da torre e, em vez de seis conjuntos emparelhados, existem quatro conjuntos emparelhados, e quatro conjuntos individuais.
Kurganets-25 APC
Tanto o APC e IFV variantes são idênticas, com um motor montado na frente e com sete rodas. As escotilhas do comandante e do motorista estão presentes na frente da torre, com acesso ao compartimento da tropa através de uma porta traseira. Ao contrário, em modelos anteriores de IFV, não existem outras escotilhas para as tropas entrarem além da porta traseira. Nenhuma variante apresenta qualquer blindagem do tipo ERA.
Ambos possuem um grande kit do aplique aos lados do veículo, embora se este é para fins de blindagem ou flutuação não está claro. A capacidade anfíbia foi concebido para a família Kurganets, com ambos com waterjets instalados na parte de trás do casco.
Boomerang
O veículo 8×8 Boomerang também fez sua estréia na parada 9 de maio, e se destina a substituir a família de BTRs atual. A variante mais recente no serviço russo é a BTR-82A.
A 8×8 está armado com o mesmo canhão do T-15 e do Kurganets-25 IFV, embora os modelos que participaram no desfile não estivessem equipados com nenhum sistema de APS. Uma variante APC equipado com um RCT com uma 12,7 mm também está planejada.
IFV 8×8 Boomerang
O motor do Boomerang está localizado no lado direito na frente do veículo, com o motorista no lado esquerdo do veículo. Nem o comandante do veículo nem artilheiro têm sua próprio escotilha, embora ao contrário dos veículos Kurganets, existam duas escotilhas para o compartimento da tropa. Com o motor localizado na parte da frente do veículo, as tropas saem através de uma porta na parte traseira do veículo, ao contrário das portas laterais incômodas da série BTR (que tinha seu motor na traseira).
Koalitsiya-SV
Também apresentado no desfile 09 de maio, o sistema 2S35 Koalitsiya-SV (Coligação-SV) artilharia autopropulsada (SPA), que irá substituir o 2S19 MSTA-S SPA em serviço nas Forças Terrestres da Rússia.
Ele apresentou um novo canhão de 152 mm utilizando um sistema de carga modular de munição. Esta arma principal apresenta diferentes freio e amortecedores de recuo para o modelo anterior. Um ECR armado com uma metralhadora de 12,7 mm está montada no topo da torreta. Há dois pacotes de lançadores de granada de fumaça 902B Tucha, montados em ambos os lados da cabine e não há outros de contra medidas, embora quatro receptores de alerta estejam localizados na torre do SPA. A torre principal, acredita-se não seja tripulada semelhante a torre do T-14, e é significativamente mais longa do que os de 2S19.
Embora o Koalitsiya-SV seja programado para ser baseado no chassis universal Armata, os veículos de pré-produção foram concebidos com base em um chassi T-72/90 modificado. A disposição geral e as rodas parece ser idêntica às do t-72/90, embora a parte dianteira do chassis tenha sido amplamente modificada para criar posições para o comandante e atirador em ambos os lados do motorista. Ao contrário do Armata, em que o condutor está localizado no lado direito do veículo, o condutor do Koalitsiya está localizado no centro do veículo.
De acordo com Georgy Zakamennih, diretor-chefe da TsNII Burevestnik, fabricante do 2S35 Coalition-SV, ele tem um alcance máximo de 70 km quando usar munição avançada. Ele acrescentou que sua carga de munição é maior do que os análogos ocidentais. Há um painel de comando e controle unificado no qual todas as ações são exibidas. O sistema de carregamento pneumático é o responsável pelo aumento da razão de disparos. O 2S35 pode escolher automaticamente o tipo apropriado de munição e disparar. O Koalitsiya-SV não é portanto, uma arma automotora clássica, mas um complexo inovador autônomo, robotizado com um alto grau, disse Georgy.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: IHS Jane’s