Antes do ataque a um bombardeiro tático russo Su-24 pela Turquia, a Rússia decidiu implantar na sua base militar na Síria o sistema “ultramoderno” S-400 anti-aeronaves cobrindo a totalidade do território do Iraque. Isso significa que qualquer caça pode voar somente em espaço aéreo sírio “com permissão” de Moscou, diz a CNN.
Na terça-feira, um caça da força aérea russa foi abatido por um caça turco enquanto servindo em missões de ataque da Síria contra os terroristas. Como resultado deste incidente grave, o ministro da Defesa russo, Sergei Shoigu, anunciou que a Rússia vai enviar o sistema S-400 para a base militar de Jmeimim perto da cidade de Latakia, na costa mediterrânea da Síria.
“O alcance do sistema S-400 vai cobrir todo o território sírio. Na verdade, os russos vão controlar o espaço aéreo do Iraque. Isso significa que qualquer aeronave que vai voar sobre a Síria, seja na Turquia ou outros países membros da OTAN, vai fazê-lo apenas depois de receber a luz verde dos russos “, informa a rede norte-americana.
O medo dos EUA para o complexo S-400
Enquanto isso fontes militares americanas citadas pela agência RIA Novosti, disseram que eles estavam “preocupados” com a decisão de Moscou de implantar avançados Sistemas de mísseis S-400 antiaéreos na base militar de Jmeimim.
“Este é um complexo militar eficaz que representa uma séria ameaça para qualquer um. Há uma grande preocupação sobre as operações aéreas futuras (coalizão internacional) na Síria”, disse o funcionário.
Outro militar dos EUA disse que o S-400 “não deve” influenciar as ações da coalizão internacional liderada pelos Estados Unidos “Nós não temos nenhuma intenção de interferir com suas operações (da Rússia), e eles não têm a intenção de interferir no nosso. Nós não temos nenhuma razão para apontar-nos uns aos outros”, disse a fonte.
“O sistema de defesa aérea mais poderosa e moderna do mundo”
Enquanto isso, o analista militar e ex-marine da Marinha dos EUA, Mark Sleboda, considera que o complexo S-400 é o sistema de defesa mais avançado no mundo e sua implantação na base da Jmeimim fornecerá proteção para aviões de combate russos contra qualquer ataque aéreo.
“O sistema S-400 é considerado o defesa aérea mais poderosa e moderna do mundo, e sua implantação na Síria é um recurso sério”, disse Sleboda. “É claro que o Estado islâmico não tem uma força aérea. Mas agora que um dos membros da NATO derrubou um avião russo, a implantação deste complexo se torna uma necessidade real”, disse o analista militar.
Estes complexos de defesa aérea de longo alcance são atualmente o mais avançado da Rússia. Além de uma vasta gama de alcance horizontal e a altura, o sistema é capaz de abater alvos em movimento a velocidades de até 4.500 metros por segundo.
O S-400 é projetado para destruir diversos alvos em diferentes alturas, que é capaz de criar uma defesa aérea em várias “camadas”. Eles podem monitorar simultaneamente até 36 alvos aéreos de qualquer tipo e lançar seus ataques com até 72 mísseis.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: RT