“É com honra que aceitamos o convite para participar na estreia deste exercício de treino multinacional”, disse o coronel David Lowthian, comandante da 8ª Esquadra de Trenton. “Nossa participação no CRUZEX FLIGHT 13 fomenta o espírito de cooperação, o entendimento e o mútuo respeito entre as nações participantes”.
Os oito países aliados que participam este ano no exercício são os seguintes: Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Equador, Uruguai, E.U.A. e Venezuela.
Durante o CRUZEX FLIGHT 13, a RCAF terá a oportunidade de treinar missões de transporte em cenários de guerra convencional, em ambiente conjunto, bem como efetuar o intercâmbio de procedimentos doutrinais e atualizar os níveis de treino das unidades aéreas participantes. As aeronaves CC-130J serão usadas como plataforma de transporte para o lançamento de paraquedas dos membros das Forças Aéreas dos Estados Unidos e do Brasil em condições robustas e táticas, para demonstração do espírito de confiança e cooperação mútuas.
“Neste exercício, nossa equipe estará habilitada a validar seus conhecimentos e aptidões em ambiente de treino robusto e conjunto”, disse o tenente-coronel Mark Goulden, comandante da 436ª Esquadrilha (Transporte) e comandante de destacamento da RCAF. “Os exercícios como o CRUZEX FLIGHT 13 são valiosos, dado que colaboramos com nossos aliados em condições reais de treino, fazemos um intercâmbio das melhores práticas e aprendemos a melhor maneira de cooperar com as forças militares de outras nações”.
Além das missões táticas de voo, a tripulação da aeronave Hércules, modelo CC130J, também participará em debates acadêmicos relativos ao uso de óculos para visão noturna, criando também laços com as nações participantes.
FONTE: Real Força Aérea Canadense
NOTA DO EDITOR: Nossos agradecimentos ao Captain Christopher Daniel – Public Affairs Officer – Royal Canadian Air Force