A vida de um piloto de aviões de combate está cheia de desafios e experiências difíceis. Em uma profissão onde os erros podem levar a situações de vida ou morte, é imperativo que eles estejam equipados com os melhores equipamentos para desempenhar sua missão no melhor de suas habilidades.
A natureza do trabalho de um piloto de caça às vezes exige voar alto e em condições extremas. A pressão atmosférica e a composição do ar em determinadas altitudes, colocam o piloto em situações em que a falta de equipamentos adequados, pode ser muito prejudicial. Para enfrentar tais condições, o equipamento de voo do piloto deve ser construído com capacidade para suportar o piloto em condições extremas.
Devido ao estresse que os equipamentos de voo enfrentam como resultado de estarem expostos a condições difíceis, eles devem ser verificados e aprovados a cada 6 meses. Tais testes incluem a avaliação das mangueiras e tubos do equipamento que estão propensos a vazamentos, testes de condição e testes de pressão. O piloto pode escolher um código de três letras para cada equipamento e, consequentemente, um número de série exclusivo é atribuído a cada peça.
A jaqueta tem várias opções de armazenamento para emergência (kits médicos, ferramentas, etc.), dispositivo de flutuação e ombreiras para ejeções rápidas juntamente com sistemas de controle automático de pressão que enviam dados para o sistema Gripen em relação ao desempenho.
O sistema Gripen carrega dados de pressão reais nesta parte do equipamento. O equipamento inclui uma jaqueta de sobrevivência e dois capacetes adicionais. O capacete contém duas viseiras, uma feita de plástico inquebrável e outra que atua para a proteção contra brilho em altitudes mais elevadas.
Todo o equipamento do vestuário é verificado antes de usá-lo, através de um sistema de teste antes de cada primeira decolagem do dia. O equipamento de voo é uma maravilha de design e engenharia. Pode sustentar e proteger o piloto e atua como uma interface entre o piloto e o pessoal em solo. Isso é o que faz este equipamento de voo tão incrível.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: GripenBlog