No ritmo atual da construção naval chinesa, a China está em vias de possuir a maior capacidade de projeção de poder com porta aviões, além dos EUA, na década de 2030.
Por Nick Childs
O primeiro porta-aviões construído na China – e o segundo em geral – acaba de concluir seus primeiros testes marítimos amplamente divulgados. Provavelmente ainda está a dois anos de serviço operacional, e seu potencial operacional ainda pode estar muito abaixo dos porta-aviões da Marinha dos EUA. No entanto, sua viagem inaugural, juntamente com a atividade da aviação naval da China, ressalta a seriedade aparente de Pequim no desenvolvimento de uma capacidade significativa em porta aviões, com a Marinha do Exército Popular de Libertação (PLAN) está fazendo progressos consideráveis, em um ritmo não insignificante.
Cópia aproximada, mas ligeiramente modificada, de seu antigo navio quase soviético, o Liaoning (CV 16), que está em operação desde 2012, o novo porta aviões da PLAN ainda não tinha nome, pelo menos publicamente, quando foi posto no mar pela primeira vez. Seu primeiro conjunto de testes, com duração de cerca de uma semana, foi claramente limitado.
Como o Liaoning , o deslocamento de carga total relativamente restrito do novo navio (cerca de 65.000 toneladas), bem como sua propulsão convencional e seu Ski-Jump (em vez de catapultas) para o lançamento de aeronaves, limitam sua capacidade sem a energia nuclear. Porta aviões de 100.000 toneladas, como o mais recente classe Nimitz e o USS Gerald R. Ford. Mas para destacar, tudo isso junto com as ambiciosas expectativas das operadoras da China na próxima década, ainda está muito aquém do poder de fogo da Marinha dos EUA, ou mesmo a capacidade dos Estados Unidos de combate.
Força de porta aviões em desenvolvimento da China
No início dos anos 2020, a China planeja ter dois porta aviões em operação. Um terceiro, que se especula ser maior e equipado com catapulta magnética, é amplamente divulgado como estando em construção, e outros estão previstos para serem seguidos. De fato, dada a taxa de construção naval chinesa nos últimos anos, uma força de cinco ou seis porta aviões até 2030 não seria irreal.
Esse cenário proporcionaria à China uma maior capacidade de projeção de poder de porta aviões do que qualquer outra nação, além dos EUA. No que é um clube de operadores de porta aviões muito seleto, a Índia e o Reino Unido são as únicas outras nações (além, é claro, dos EUA) que provavelmente estarão operando mais de um desses navios antes do final dos anos 2020.
À medida que a PLAN constrói sua capacidade em porta aviões, o impacto desses desenvolvimentos nos cálculos de outras nações, tanto os vizinhos quanto aqueles mais distantes, provavelmente será considerável. Embora eles não sejam porta aviões de um Grupo Tarefa (Strike), no sentido norte-americano, os porta aviões da PLAN vão proporcionar maior capacidade para operar de forma independente na gama de, por exemplo, porta aviões de 20.000 toneladas da Royal Navy classe Invincible, que permitiram que o Reino Unido projetasse poder naval credível globalmente no passado.
O Liaoning, originalmente classificado como um porta aviões de treinamento, agora é visto como tendo um potencial operacional genuíno. Seu grupo aéreo de asa fixa observado regularmente, compreendendo, até agora, não mais do que oito aeronaves J-15 de Shenyang, na melhor das hipóteses, poderia gerar apenas uma capacidade de combate rudimentar, talvez não mais que autodefesa limitada, contra oposição modesta. Mas o navio poderia acomodar mais aeronaves. Também realizou recentemente ‘exercícios de combate’ com um grupo potencial de navios de escolta. Além disso, com o advento do novo cruzador? (este navio é considerado um destroyer pelos chineses) Type-055, a PLAN está melhorando ainda mais a sua capacidade de gerar um grupo de projeção de poder.
Desenvolvimentos de Aviação Naval
Claramente, o Liaoning fornece uma importante plataforma para treinamento em aviação naval, já que a PLAN constrói sua experiência em operações de asa fixa e rotativa no mar. O primeiro J-15, na verdade uma cópia não licenciada da célula russa Su-33 Flanker D, operou no Liaoning pela primeira vez em 2012, enquanto uma variante de dois lugares, que também poderia fornecer a base para um caça multi-role que está agora nos últimos estágios do teste de vôo. Um protótipo de aeronave de treinamento avançado, o J-15S, também voou no porta aviões, assim como o que parece ser uma aeronave de ataque eletrônico dedicada, o J-15D. No entanto, o status operacional do J-15S, em particular, é incerto.
Acredita-se que a fábrica de Shenyang tenha construído inicialmente 24 J-15 de assento único, embora alguns tenham sido perdidos em acidentes. Em maio de 2018, a mídia estatal chinesa mostrou pela primeira vez, os J-15 operando durante o treinamento de operação noturna, uma das mais desafiadoras rotinas da aviação aérea.
Ao contrário do Su-33, inicialmente destinado apenas ao combate ar-ar na tarefa de defesa da frota, o J-15, desde o início, parece ter também desempenhado um papel de ataque à superfície. A mídia chinesa publicou em 2016 que um J-15 lançado pelo porta aviões, estava sendo usado para disparos com o míssil anti-navio YJ-83K. A aeronave é mais comumente conduzida por rodadas de treinamento dos mísseis ar-ar guiados por radar ativo de curto alcance e PL-12 PL-8 (AAMs). A capacidade ar-ar do J-15 seria melhorada ainda mais se o AAM PL-15 guiado por radar ativo, que ainda precisa entrar em serviço, mas tem uma faixa de engajamento consideravelmente maior do que o PL-12, fosse integrado na aeronave.
Juntamente com a experiência adquirida em operações de aeronaves de asa fixa, o Liaoning também foi visto com os helicópteros de guerra anti-submarino Z-18F e o Z-18J de alerta antecipado aéreo (AEW) embarcados, enquanto o menor, Z-9 foi usado como helicóptero de guarda durante operações de lançamento e recuperação de aeronaves. O Z-18F e o Z-9 também são capazes de transportar mísseis anti-navio. Um modelo de uma aeronave AEW de asa fixa, com dois turbopropulsores, também foi visto, embora esse desenho provavelmente seja destinado ao porta aviões com lançamento através de catapultas.
Em suma, apesar dos inquestionáveis desafios, as implantações e operações de porta aviões chinesas poderão testemunhar algumas mudanças importantes nos próximos anos, especialmente quando o segundo navio entrar em serviço. Dado o padrão de outras atividades recentes do PLAN, isso poderia incluir o alcance no qual Pequim está preparando para implantar esses navios.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: iss.org