A automação acabará substituindo os pilotos?

A atual escassez de pilotos e o impulso para veículos aéreos urbanos estão levando ao desenvolvimento de tecnologia que poderia permitir operações de piloto único, piloto remoto ou mesmo totalmente automatizado (sem piloto) na próxima década, disse Michael Amalfitano, presidente e CEO da Embraer Executive Jets, na terça-feira durante a conferência Corporate Jet Investor Miami.



Enquanto o vice-presidente sênior de serviços de aviação da Jet Aviation, Don Haloburdo, afirmou corajosamente que “os pilotos podem estar desempregados em 15 anos” devido à automação, Amalfitano prevê um cronograma mais longo, – pelo menos para as aeronaves tradicionais – e uma abordagem mais gradual antes que os antes que os reguladores permitam aeronaves sem piloto transportando passageiros.

De acordo com a Amalfitano, a empresa irmã Embraer X está trabalhando em um veículo aéreo urbano opcionalmente pilotado que deverá ser certificado em 2023. Mas, dadas as limitações regulatórias, ele seria certificado como aeronave de piloto único. A empresa trabalharia então para obter aprovação para um piloto remoto com gerenciador de vôo a bordo, seguido por apenas um piloto remoto e, eventualmente, sem piloto, disse ele.

A Embraer Executive Jets está alavancando o trabalho que a Embraer X está fazendo nessa área, disse Amalfitano, mas com uma fase inicial pedindo jatos monopiloto.  Como prova de que a automação total está chegando, ele citou dados da FAA dizendo que os pilotos de jatos estão atualmente realizando apenas 30% dos vôos, com a automação tomando conta do resto.

FONTE: AIN Alerts

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN



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