A-10 “Warthogs” e A-29B Super Tucanos voam juntos na Green Flag East

A Colombian Air Force A-29B Super Tucano flies alongside two U.S. Air Force A-10 Thunderbolt IIs from the 75th Fighter Squadron, Moody Air Force Base, Ga., during Exercise Green Flag East Aug. 21, 2016. Colombia and U.S. share a special relationship, and the joint training exercise provides a platform to strengthen those ties. Four Colombian A-29s and 45 Colombian Airmen are at Barksdale Air Force Base, La., through Aug. 29. (Photo courtesy Colombian Air Force)
Foto Força Aérea da Colômbia

Por David Cenciotti

Caças  A-29B Super Tucanos da Força Aérea Colombiana-FAC, participam atualmente no exercício Green Flag East, junto com os A-10s Thunderbolt II da Moody AFB e outros aviões de combate dos EUA.

Quatro A-29B Super Tucanos da FAC participam do exercício que começou em 15 de agosto e termina hoje dia 29, na base aérea de Barksdale, Louisiana.

O contingente colombiano, composto por 45 colombianos, chegou à base de alguns B-52, bombardeiros estratégicos icônicas em 13 de agosto e imediatamente começaram a se envolver com os seus homólogos da Força Aérea dos Estados Unidos-USAF, a fim de se preparar para o exercício de duas semanas.

Green Flag East é um exercício de apoio aéreo aproximado do Air Combat Command, que ensaia táticas de apoio aéreo, reforçando simultaneamente a interoperabilidade com as forças da Força Aérea e do Exército. Durante o exercício, pilotos treinar em um ambiente simulado e de alto risco, enquanto o pessoal de manutenção e suporte são aumentam o ritmo na prontidão dos aviões de combate.

Além das aeronaves colombianas, outras aeronaves da USAF participam do exercício: A-10s da Moody Air Force Base, Ga; F-16 da Guarda Aérea Nacional do Texas; KC-135 de McConnell AFB, Kans; E-3 do Tinker AFB, Oklahoma e E-8s da Robins AFB, Ga.

FOTO:U.S. Air Force/ Senior Airman Mozer O. Da Cunha

Durante o exercício, dois A-10 Thunderbolt IIs pertencentes à FS 75 de Moody, voaram uma missão de apoio aéreo simulado com dois A-29B Super Tucanos da FAC.

Curiosamente, o Embraer A-29 Super Tucano é uma das plataformas mais bem sucedidos em missões CAS (Close Air Support), em todo o mundo e está sendo considerada entre os candidatos para substituir o A-10 Thunderbolt II no papel de apoiar as tropas em contato com as forças inimigas. Já em serviço em 10 forças aéreas ao redor do mundo, o avião movido a hélice tem a capacidade de transportar uma grande variedade de bombas e metralhadoras, o que seguindo o plano da Força Aérea dos EUA de aposentar sua frota de A-10 em 2022, o Super Tucano tem sido muitas vezes considerado um possível substituto no papel de apoio aéreo aproximado.

Pilotos americanos do 81th de Moody AFB,  já voam os A-29B da Força Aérea do Afeganistão entregues no início deste ano como parte do TAAC-Air (Train, Advice, Assist Command-Air), onde eles treinam os pilotos afegãos para operar o altamente manobrável sistema de quarta geração de armas durante o desenvolvimento de apoio aéreo aproximado, escolta aérea, reconhecimento e interdição aérea.

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

FONTE: The Aviiationist

Sair da versão mobile