O Gen. Jon M. Davis, Vice-comandante de Aviação Naval do corpo de fuzileiros navais dos EUA (USMC) revelou que quase 60% das aeronaves desta arma são atualmente incapazes de voar.
O USMC, ao final de dezembro de 2016 possuía 1.065 aeronaves, entre aviões e helicópteros. Destes, apenas 439 (41%) estavam disponíveis. Enquanto isso, o mínimo de 589 aviões e helicópteros, devido a requisitos operacionais, deveriam estar disponíveis. Isto significa que falta ao USMC 150 aeronaves.
Dos 280 caças F/A-18 apenas 72 estavam em uso operacional em dezembro 2016, cerca de um quarto do total. Além do mais, o número dessas aeronaves em condições de uso diminuiu drasticamente nos últimos meses. Em setembro de 2016 estavam disponíveis 90 F/A-18.
A divulgação de informações sobre a terrível situação dos equipamentos e treinamento das forças dos EUA é julgada por analistas como uma tentativa de influenciar o Congresso a aumentar os gastos com defesa. Poucos dias atrás, foi informado que, das 50 brigadas do Exército dos EUA apenas 3 estão totalmente prontas para operações de combate. As outras exigem complementos de equipamentos e treinamento intensivo.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Junker
FONTE: Altair