Por Guilherme Wiltgen
Por volta das 8h30 desta terça-feira (10), foi realizado um desfile militar com veículos do corpo de Fuzileiro Navais (CFN) da Marinha do Brasil na Esplanada dos Ministérios.
Com duração de pouco menos de 10 minutos, o presidente Jair Bolsonaro, acompanhado do Ministro da Defesa, dos Comandantes das três Forças e do Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, além de outras autoridades civis, acompanhou a passagem dos veículos do CFN e recebeu o convite para participar do “VIP Day” da Operação Formosa, que será realizado no dia 16 de agosto.
Apesar do desfile na Esplanada dos Ministérios ocorrer no mesmo dia que os deputados devem votar em plenário a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do voto impresso, o evento já havia sido programado anteriormente e não tem relação com votação que ocorre hoje, informação ratificada em nota emitida pela Força Naval.
As viaturas que participaram da apresentação estão no Planalto Central para a Operação Formosa 2021, que acontecerá na próxima semana, vão permanecer em exposição estática próximo ao prédio do Comando da Marinha, como uma ação de aproximação da Marinha do Brasil com a sociedade.
Cabe ressaltar que a Operação Formosa acontece desde 1988 e seguindo os preceitos do Ministério da Defesa em aumentar a interoperabilidade entre as Forças singulares, a edição deste ano vai incluir tropas do Exército e da Aeronáutica. Esse aumento nas participações nos exercícios conjuntos, e não só neste exercício em particular, vem ocorrendo paulatinamente e vão ocorrer em muitos outros programados para esse ano e nos próximos.