Por Luiz Padilha e Guilherme Wiltgen
A FIDAE 2018 em sua 20ª edição, mais uma vez contou com a presença do caça Stealth mais moderno da Força Aérea dos Estados Unidos – USAF, o F-22 Raptor.
Os 2 F-22 Raptor pertencentes ao 27th Fighter Squadron, chegaram a Santiago junto com 2 F-35A Lightning II pertencentes ao 61st Fighter Squadron, 1 KC-135R Stratotanker e 1 KC-10 Extender.
O F-22 Demo Team é responsável por demostrar a capacidade de manobras aéreas do caça, e eles barbarizaram mais uma vez.
O F-22 combina características importantes (Stealth, Supercruise, Alta Manobrabilidade e Aviônica Integrada), o que faz dele o melhor caça de combate da atualidade, e um componente crítico da Força-Tarefa de Ataque Global, projetando domínio aéreo, rapidamente e a grandes distâncias.
Diariamente, o Raptor se apresentava, as vezes até pela manhã e a tarde, o que para o público presente era fantástico, pois na América do Sul não existem muitos eventos como a FIDAE. Seu acionamento e o rápido taxi até a cabeceira da pista, demonstram claramente sua capacidade de reação e engajamento na função de interceptador.
Os pilotos do esquadrão após cada voo eram vistos como pop stars, com o público e mesmo jornalistas, solicitando seus autógrafos, demonstrando o impacto que suas apresentações geraram para quem teve a oportunidade de assisti-las.
Após o voo, a aeronave era cercada por um cordão de isolamento o que não permitiu que fizéssemos fotos mais detalhadas das aeronaves. Ao fim de cada dia, as aeronaves eram recolhidas para um hangar, só reaparecendo no dia seguinte nos horários estabelecidos para os voos de demonstração.
Vale salientar que estamos falando de demonstração aérea, apenas uma de suas características de combate. Nós do Defesa Aérea & Naval, esperamos poder no futuro, ter outros encontros com o F-22 Raptor!
Belas imagens, parabéns pelo trabalho!
Particularmente acredito e muito que um F22 tenha uma seção cruzada de radar tão ínfima quanto o que é divulgado , mas alguns preferem acreditar somente em notícias que alimentam seus sonhos ,paciência, a carruagem desfila .
Pois é nobre lagarto, como não temos provas só o que temos são os “dados oficiais” fornecidos pelo fabricante daí fica difícil, já que os EUA não colocam o brinquedinho na chuva… como sou cético me reservo o direito dessa dúvida
Como não sou cético e me apoio na lógica, não há espaço para dúvidas infantis nos meus entendimentos !
Particularmente duvido e muito que um F-22 tenha uma seção cruzada de radar tão ínfima quanto o que é divulgado, mas…
Realmente muito bacana, mas em termos de manobrabilidade, acho que os russos estão à frente, os Sukhoi são um show a parte!
Os tempos de dogfight já se foram. Agora é BVR, e o F-22 é insuperável nisso hoje.
Não acho que seja “insuperável”… Quando O F22 foi projetado ele era o unico stealth e foi concebido sem um importante sensor que é o INFRA RED SEARCH AND TRACK logo ele não precisava de um pois teria todas as vantagens contra qualquer outra aeronave … mas agora com o advento dos stealths russo e chines essa vantagem cai e fica pior para o avião americano já que os concorrentes possuem este sensor passivo no estado da arte dando a eles importante vantagem tatica
Um show BEM a parte , não faz sentido comparar uma árvore de Natal ortodoxa com um Caça 5g do século 21 , daqui a pouco vão querer comparar o Su35 com o P51 mustang , décadas separam estes caças.
Leonardo Costa Fonte,
Todos os aviões stealth americanos, quando vão a uma turnê pelo mundo demonstrando suas capacidades, levam um aparelho que os faz aparecer no radar, ou seja, aumentam sua RCS propositadamente, para não entregar o ouro, já vi vários artefatos pendurados nos aviões, que fazem eles desfazer a invisibilidade.
Maravilha!! parabéns pela matéria.
Vocês merecem estar no cockpit de um F22 de F35 …
Obrigado. Quem dera fosse possível.
Acho que melhor que estar no cockpit era estar na frente das telas dos controladores de voo! Pode ser um informação valiosíssima. Embora eu acredite que os americanos possam jamear os radares para que eles vejam o que “deve” ser visto…kkk
Obrigado Bueno!
Não seria uma má ideia…
Abs