Sistema de Lançamento Multiuso e Mmodular (MPLS): Naval Group une forças com Thales e KNDS para desenvolver novo equipamento

Por ocasião do Euronaval 2024, o Naval Group assinou um memorando de entendimento (MOU) com Thales e KNDs para trabalhar na integração de suas soluções no sistema de lançamento multiuso e modular (MPLS). Um verdadeiro avanço tecnológico a serviço da superioridade operacional, o MPLS responde a ameaças assimétricas e proteanas. Ele permite a implantação de vários efetores, com capacidade de carga útil sem precedentes e integração simplificada de bordo.

Um único lançador para múltiplos meios de autodefesa

Afastando-se da abordagem “Um lançador por tipo de arma”, a introdução do MPLS representa um conceito de sistema completamente novo. O MPLS apresenta módulos de munição intercambiáveis ​​que podem ser reconfigurados de acordo com os requisitos operacionais, fornecendo uma ampla gama de efetores (foguetes, mísseis, granadas, armas subaquáticas, chamarizes, UAVs) para responder a diferentes ameaças de maneira econômica.

A capacidade de carga de munição é aumentada, com uma carga útil de cerca de 1.000 quilos. Além disso, um navio pode ser equipado com uma ou mais torres MPLS, que podem combinar diferentes configurações de armas.

Compreendendo uma torre que pode se mover em dois eixos, em círculo e elevação, o MPLS integra computadores de disparo e um sistema de controle de incêndio que permite atingir alvos de manobra. Ele pode operar no modo independente ou conectado ao sistema de combate.

Este sistema de armas de nova geração oferece uma abordagem em toda a frota, otimizando o suporte logístico e o treinamento da tripulação. Uma garantia real de ganhos econômicos, mas também de disponibilidade operacional.

Um novo conceito de parceria

O MPLS apresenta não apenas um conceito de sistema completamente novo, mas também um novo conceito de parceria para o desenvolvimento e o marketing de produtos. Como o sistema é projetado para ser adaptável a diferentes munições, dependendo das necessidades do usuário operacional, o grupo naval trabalha com seus parceiros para integrar cada módulo de munição.

– Thales, com foguetes de 70 e 68 mm, mísseis leves leves (LMM)
– KNDS com sua gama de munições inovadoras

O trabalho também começou com a MBDA na integração de mísseis Mistral e Akeron Families.

O Naval Group traz sua experiência em navios e sistemas de combate naval e sua experiência na integração de sistemas e equipamentos de armas nas plataformas navais. Cada parceiro industrial contribui com sua experiência em munição, desempenho e uso operacional, inclusive em outros domínios de combate.

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

Sair da versão mobile