Navalshore 2024 teve a participação de grandes empresas do setor Offshore e de Defesa

Por Luiz Padilha e Carolina Ambinder

Em sua 18ª edição, a Navalshore 2024 no Expo Mag, Rio de Janeiro, teve um grande público que pôde visitar e conhecer os 110 expositores e mais de 400 marcas do Brasil e do exterior. A Navalshore também contou com o Ciclo de Palestras, Conferências, workshops e rodada de negócios com abordagens como a construção naval, tecnologia naval, investimentos, dentre outros temas.

Com o reaquecimento do setor, a principal feira do segmento esteve composta pelos segmentos civil, militar e diferentes setores da sociedade, contribuindo para o desenvolvimento do país no setor.

Durante as Conferências, os temas abordados estiveram focados na retomada da construção naval, onde foram colocadas as perspectivas, na visão dos conferencistas, do momento atual e futuro da Indústria Naval.

Leandro Pinto, Presidente da Câmara Setorial de Equipamentos Navais, Offshore e Onshore (CSENO) da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ) e Diretor da Anschutz do Brasil.

A Saab esteve presente junto ao Cluster Tecnológico Naval do Rio de Janeiro, onde o diretor de Vendas da Saab Brasil, Sr. Pieter Verbeek, recebeu o público presente, demonstrando a qualidade e funcionalidade dos sistemas de veículos subaquáticos que já atuam de forma expressiva no segmento de Oil & Gas e energia eólica. O Sr. Pieter destacou também que os sistemas subaquáticos da Saab podem apoiar a segurança naval nas áreas de contramedidas de minagem, vigilância submarina, entre outros.

Sr. Pieter Veerbek
ROVs Saab Sabertooth atuando na área de óleo e gás.

O público presente pôde ver um vídeo do Combat Boat CB90 em operação. Neste caso, um produto militar que é destaque em diferentes Marinhas que já o operam, inclusive já tendo sido demonstrado no Brasil, na Amazônia.

Para o Brasil?

O CB90 possui diversas funcionalidades que atendem a missões relevantes e necessárias no Brasil como o patrulhamento de rios e litorais, ações de busca e salvamento e a coibição de atividades ilegais. A Saab avança também no desenvolvimento de veículos não tripulados de superfície, utilizando o Combat Boat CB90 como plataforma.

Lancha de alto desempenho CB90 equipada com o radar Sea Giraffe 1X

O Cluster Tecnológico Naval do Rio de Janeiro compareceu com um estande maior e mais amplo do que na edição anterior, proporcionou as empresas que o compõe, muitas oportunidades de networking estimulando a troca de conhecimentos e experiências entre os profissionais, fortalecendo e abrindo perspectivas de novos negócios.

Sair da versão mobile