JEC World 2024: Daher demonstra suas conquistas tecnológicas na área de compósitos para aeronáutica

Paris, França, 5 de março de 2024 – No programa JEC World 2024 desta semana, a DAHER está destacando os avanços da empresa nas aerostrruturas produzidas com compósitos avançados, incluindo um demonstrador de caixa de torção em grande escala para aeronaves, que foi produzido usando termoplásticos soldados.

Durante o JEC World (de 5 a 7 de março no Centro de Convenções de Paris-Nord Villepinte), a DAHER e sua subsidiária holandesa Kve estão exibindo suas últimas realizações de pesquisa e desenvolvimento para a próxima geração de aeronaves.

A peça central de sua exposição é a grande caixa de torção de mais de dois metros de comprimento, o que ilustra a eficácia da abordagem colaborativa que DAHER adotou desde a aquisição de 2019 da KVE, especialista em soldagem de indução com compósitos termoplásticos.

Um passo em direção a asas do futuro

“Este componente em larga escala representa a caixa de torção para o estabilizador horizontal em aeronaves TBM construídas com DAHER”, explicou Dominique Bailly, diretor de P&D da DAHER, que também chefia o Centro de Inovação da Companhia dedicado às aeroestruturas do futuro, em Nantes, França. “Este demonstrador implementa um conjunto de processos de ponta de fibra automatizada (AFP), Direct Stamping®, com consolidação para fabricar os elementos da aerostrutura, bem como para sua montagem realizada utilizando o processo de soldagem de indução exclusiva da KVE.

A soldagem, que elimina a necessidade de rebites de metal tradicionalmente usados na montagem de aerostrruturas, é de benefício real em termos de massa, taxas de produção e custo, bem como para a reciclagem. Além da redução de peso, a eliminação de elementos de fixação economiza tempo durante a produção e a montagem ganha uma vantagem econômica imediata-enquanto a fabricação “sem poeira” da soldagem, juntamente com a reciclabilidade dos conjuntos de sub-quadro soldada, estão alinhados com os objetivos de sustentabilidade do setor aeronáutico. Os principais fabricantes de aeronaves confirmaram claramente seu interesse na tecnologia de soldagem para compósitos termoplásticos.

Como validação dos avanços tecnológicos de DAHER, este demonstrador em larga escala prefigura os componentes da asa para as aeronaves comerciais de amanhã: mais leve, mais eficiente e mais econsível.

O demonstrador passará agora a uma série de testes com o objetivo de atingir a certificação até 2027. Seu design e desenvolvimento foram baseados nas lições aprendidas em testes mecânicos realizados em um demonstrador de escala reduzida que foi apresentada durante a exposição JEC World de 2023.

Shap’in: acelerador de tecnologia de DAHER

A substituição do metal por materiais compostos – reduzindo o peso – é um dos eixos fortes da estratégia de descarbonização do setor de transporte aéreo e é o objetivo do Centro de Inovação em Shap’in de DAHER, dedicado às aerostrruturas de amanhã. Reunindo uma concentração de especialização e recursos desde que se tornou totalmente operacional em meados de 2023, os recursos de Shap’in incluem uma mini-fábrica de desenvolvimento de 1.600 metros quadrados para compósitos.

Com esse recurso exclusivo, as equipes de pesquisa e desenvolvimento da Daher são completamente independentes – do layup ao acabamento das peças. “Como exemplo, podemos cobrir o ciclo completo para um componente do demonstrador no tempo recorde: desde o recebimento da definição de CAD até a fabricação das ferramentas apropriadas de moldagem ou usinagem, produzindo as peças, realizando controle de qualidade e entrega o componente”, acrescentou Bailly.

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

Sair da versão mobile