Integração das forças de segurança pública é destaque na abertura do COP Internacional

Iniciou nesta quarta-feira o 4º Congresso de Operações Policiais – COP Internacional, que acontece até o dia 18 de outubro no São Paulo Expo, na capital paulista. Durante a cerimônia de abertura, autoridades do setor apontaram a importância do evento para a integração entre os diversos entes de segurança pública e defesa, promovendo discussões sobre temas cruciais para todas as forças envolvidas.

O Coronel Cassio Araújo, Comandante Geral da Polícia Militar de São Paulo e Presidente do Conselho Nacional dos Comandantes Gerais (CNCG), falou sobre o cenário de crescente risco para os profissionais de segurança pública brasileiros. “A complexidade do cenário de segurança pública tem aumentado os riscos para nossos profissionais em campo. Eventos como o COP nos permitem acessar o que há de melhor em termos de tecnologias e soluções para que possamos enfrentar esses desafios, além da oportunidade sem precedentes de nos encontrarmos pessoalmente com colegas de outras regiões e fortalecermos nossas parcerias”, explicou.

O Secretário de Segurança Pública do Distrito Federal e Presidente do Conselho Nacional de Secretários de Segurança Pública (Consesp), Dr. Sandro Avelar, reforçou a grandiosidade do COP Internacional e a relevância dos participantes. “Aqui estão aqueles que verdadeiramente conhecem e vivem os problemas da segurança pública de cada canto do país, que tem a oportunidade de discutir ações e melhorias de um tema que muitas vezes é explorado por quem não o compreende de fato”, defendeu.

Já o Comandante Geral do Corpo de Bombeiros de Goiás e Presidente do Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil (Ligabom), Washington Luiz Vaz, relembrou o trabalho integrado durante as duas principais tragédias climáticas ocorridas no Brasil em 2024. “A importância da integração nunca esteve tão demonstrada como nas recentes tragédias climáticas, especialmente no Rio Grande do Sul e nas queimadas que ocorreram recentemente pelo país. Todas as forças de segurança estiveram unidas para combater esses desafios”, destacou.

O Idealizador e organizador do COP Internacional, João Sansone, expressou seu orgulho pela realização do evento pelo segundo ano consecutivo em São Paulo. “O COP vem crescendo e se tornando uma referência, humanizando a atividade policial em nosso país”, conclui.

Com mais de 60 expositores distribuídos na feira de negócios, incluindo empresas internacionais que apresentam ao mercado brasileiro inovações em soluções e equipamentos de ordem mundial a organização do COP Internacional destaca a parceria inédita com a Enforce Tac, principal feira do setor de Segurança Pública na Europa, que acontece tradicionalmente durante o mês de fevereiro, na Alemanha, e é o ponto de encontro para profissionais, agências governamentais e forças armadas da Europa. Em sua última edição reuniu mais de 12 mil visitantes, oriundos de 86 países.

FONTE: IZYCOM

 

Sair da versão mobile