Euronaval 2024 – Sea Warden, um sistema pronto para combater a ameaça não tripulada

A MBDA está se adaptando aos desafios das ameaças aéreas e de drones de superfície em evolução no cenário naval. Na Euronaval 2024, a MBDA está apresentando o Sea Warden, um sistema de defesa naval contra ameaças aéreas e de superfície não tripuladas, prontas para o mercado. Com base em nossa experiência em sistemas aéreos contra-tripulados (C-UAS) através do Sky Warden, o Sea Warden é um sistema modular para combater todas as ameaças de veículos aéreos não tripulados (UAV) e veículo submarinos (USV), integrando uma ampla gama de sensores e efetores. O SSea Warden é a resposta à necessidade de autoproteção de navios e navios de guerra comerciais, agora e no futuro.

Protegendo interesses soberanos

O domínio marítimo é um componente significativo da economia global. Para os países que buscam proteger seus interesses soberanos, as forças navais precisam responder adequadamente a várias áreas de ação. Da extremidade inferior do espectro com ameaças assimétricas como drones a sistemas anti-navios de ponta. Portanto, ameaças emergentes no mar vêm de formas novas e em constante mudança. Diante dessa realidade, as marinhas devem implantar uma gama de recursos para proteger seus ativos, às vezes em combinação. Para permanecer ágil, a MBDA desenvolveu um sistema escalável projetado para evoluir na mesma velocidade rápida que a ameaça do drone para atender às mudanças de demandas de nossos clientes e garantir a prontidão de batalha.

Trabalhando com parceiros

O Sea Warden pode operar em todos os cenários modernos, desde a autoproteção de navios ancorados ou em oceanos abertos. Ao alavancar seu design modular, o Sea Warden é o único sistema de defesa abrangente que varia de detecção à neutralização de UAVs e USVs até a Classe 2. A MBDA está trabalhando com seus parceiros para integrar recursos para fornecer o efeito militar apropriado. O sistema foi projetado para identificar e classificar ameaças com um conjunto completo de sensores (radar, RF passivo, câmeras eletro-óticas etc.) e atribuir o efetor mais apropriado e disponível, maximizando a eficiência. O Sea Warden integra, por exemplo, efetores como armas energéticas direcionadas com o laser Cilas Helma-P, bloqueadores anti-drones, incluindo um drone Hit to kill em colaboração com a Novadem, o Mistral 3 e mísseis AKERON MP para as ameaças aéreas e de superfície mais exigentes.

Atendendo aos requisitos do cliente

Para lidar com missões em evolução, o Sea Warden foi projetado com uma arquitetura aberta que permite ser configurada para atender aos requisitos específicos do cliente. Ele pode ser integrado aos sistemas de combate dos navios ou operar como uma capacidade independente com um console dedicado. Ele pode ser adaptado de maneira eficaz a qualquer plataforma naval, marítima ou offshore existente ou futura para derrotar qualquer ameaça aérea ou superficial da superfície.

Hoje, o Sea Warden é o único sistema pronto para a batalha com gerenciamento completo de contra-UAV (C-UAV) (C-USV). A MBDA demonstrou a capacidade de seu sistema Sky Warden em uma recente demonstração operacional bem sucedida.

Excelência ao seu lado

Com o Sea Warden, as marinhas podem confiar na experiência da MBDA para cobrir um portfólio de sistemas de defesa aérea de várias camadas. A MBDA é o único player europeu que fornece uma gama completa dos sistemas de defesa aérea naval mais avançados, desde sistemas C-UAV/C-USV até sistemas que se defendem contra as ameaças mais altas.

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

Sair da versão mobile