Por Carolina Militão
Brasília (DF), 15/03/2023 – O Ministério da Defesa (MD), por meio de comitiva da Secretaria de Produtos de Defesa (SEPROD), participa da Defense and Security Equipment International (DSEI), entre 15 e 17 de março, em Chiba, no Japão. A feira internacional promove mostras, palestras e reuniões bilaterais sobre o setor de defesa e segurança. Na ocasião, a SEPROD fomentará parcerias de defesa no mercado internacional, promoverá diálogos bilaterais de comércio com as autoridades e empresas presentes, além de buscar investimentos externos para o Brasil.
O Secretário de Produtos de Defesa, Rui Chagas Mesquita, enfatizou a relevância, para o MD, dos encontros que estão ocorrendo. “Estamos aqui na DSEI com o objetivo de estabelecer parcerias frutíferas para a indústria de defesa brasileira. Vislumbramos no Japão um importante aliado para relações comerciais que trarão evoluções significativas para nosso parque industrial, avançando cada vez mais na trilha do desenvolvimento e da autonomia tecnológica do nosso País”, afirmou.
Programação – A convite dos anfitriões, a comitiva visitou, no dia 14, no Ministério da Defesa japonês, a Acquisition, Technology & Logistics Agency (ATLA), homólogo da SEPROD no Japão. Na ocasião, os representantes brasileiros assistiram a uma apresentação feita pelo comissário da ATLA, Tsuchimoto Hideki, que abordou os principais projetos em andamento e as áreas de atuação em defesa no País. Já a comitiva brasileira apresentou os Projetos Estratégicos de Defesa (PED) mais relevantes. Estão previstas, ainda, para o dia 17, visitas às empresas Mitsubishi Heavy Industries, Kawasaki Heavy Industries e ao Centro de Pesquisas de Equipamentos e Sistemas Terrestres japonês.
A segunda edição da DSEI tem expectativa de participação de, aproximadamente, 200 expositores provenientes de 15 países e cerca de 10 mil visitantes de todo o mundo. A feira apresentará sistemas e tecnologias de ponta, além de uma gama de empresas internacionais. Os visitantes poderão participar de conferências, seminários e reuniões bilaterais, compartilhando experiências com integrantes da indústria, governo, academia e militares.
FONTE E FOTOS: ASCOM