Acordo de Consórcio Inicial para EDF ‘Call 2’ do Projeto Corveta de Patrulha Modular e Multifuncional assinado na Euronaval

À margem da exposição Euronaval em Paris e após a seleção pela Comissão Europeia em maio de 2024 da proposta apresentada em 22 de novembro de 2023 por um Consórcio de três estaleiros europeus, Navantia (ES), Fincantieri (IT) e Naval Group (FR), juntamente com a Naviris (FR/IT), os CEOs das quatro empresas se reuniram hoje para a assinatura do Acordo de Consórcio Inicial que visa regular a execução da segunda fase (Call 2) do Projeto Modular and Multirole Patrol Corvette (MMPC).

Espera-se que este Consórcio seja acompanhado pela empresa de engenharia grega HYDRUS. O Acordo de Subvenção relevante para a Call 2 será discutido com a OCCAR-EA, delegado pela Comissão Europeia.

Com base no projeto fundamental da Call 1 do MMPC (2021) e na estrutura da PESCO, o compromisso da Indústria é intensificado na Call 2 do MMPC e apoiado pela seleção da proposta pela Comissão Europeia (CE) para o orçamento máximo do FED de 154,5 M€.

Conforme identificado pela CE, esta próxima etapa será gerenciada pela OCCAR-EA, em nome da CE. Para esta nova etapa, o compromisso de cofinanciamento da Itália, Espanha, França e Grécia refletirá um investimento compartilhado nos objetivos comuns de segurança e defesa delineados pela PESCO e pela Comissão Europeia.

A segunda fase do Projeto MMPC visa concluir o design das Corvetas e integrar tecnologias inovadoras que permitirão que as embarcações hospedem vários sistemas e cargas úteis e executem uma gama mais ampla de tarefas e missões. Além disso, a segunda fase do projeto abrangerá o início da produção dos dois primeiros protótipos das Corvetas: uma versão Long Range Multipurpose (LRM) e uma versão Full Combat Multipurpose (FCM) que constituirão uma base para as futuras frotas nacionais de corvetas avançadas com o objetivo final de expandir o nível de comunalidade, interoperabilidade e padronização entre as diferentes Marinhas dos Estados-Membros e contribuir para cinco elementos-chave para a autonomia europeia: Economia, Defesa, Tecnologia, Indústria e Segurança.

Sobre a Naviris

A Naviris é uma joint venture de propriedade 50/50 da Fincantieri e do Naval Group, lançada oficialmente em janeiro de 2020. Com esta aliança trazendo novas oportunidades para o mercado de navios de superfície, a Fincantieri e o Naval Group consolidaram seu desejo conjunto de construir um futuro de excelência para a indústria de construção naval e marinhas. Os dois líderes europeus com ofertas complementares, apoiados por um grande ecossistema, se uniram para melhor atender às marinhas do mundo e aumentar mutuamente sua vantagem competitiva. Eles estão materializando sua ambição mundial compartilhada: a aliança é baseada em um entendimento mútuo dos desafios e realidades da defesa naval no mundo de hoje. A Naviris se dedica a abrir as portas para os mercados internacionais de amanhã.

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

Sair da versão mobile