ABIMDE Coordena Pavilhão Brasil na 12ª Edição da Africa Aerospace and Defence (AAD) 2024

Entre os dias 18 e 22 de setembro de 2024, Pretória recebe a 12ª edição da Africa Aerospace and Defence (AAD), o maior evento aeroespacial e de defesa do continente africano. Realizada na Força Aérea de Waterkloof, em Centurion, a exposição reúne expositores e delegações de mais de 20 países. Entre os destaques deste ano, está o Pavilhão Brasil, coordenado pela Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (ABIMDE), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), e com o apoio do Ministério da Defesa (MD) e do Ministério das Relações Exteriores (MRE) do Brasil.

A AAD é reconhecida como o evento de maior prestígio no setor aeroespacial e de defesa da África. Realizada bienalmente, a feira combina uma exposição comercial com shows aéreos, atraindo milhares de visitantes. Na última edição, em 2022, participaram cerca de 200 expositores de 24 países, recebendo mais de 23 mil visitantes. Este ano, a feira será ainda maior. Segundo Segomotso Tire, presidente do Comitê Executivo da AAD, “a 12ª edição não poderia ter chegado em um momento mais oportuno, pois coincide com os 30 anos de democracia da África do Sul e destaca a importância da colaboração entre governos”.

O Pavilhão Brasil foi oficialmente inaugurado hoje, 18, em uma cerimônia simbólica de descerramento da faixa, conduzida pelo Embaixador do Brasil na África do Sul, Benedicto Fonseca Filho, e pelo Secretário de Produtos de Defesa, Tenente-Brigadeiro Heraldo Luiz Rodrigues.

Na oportunidade, o diplomata disse que o Brasil mantém uma excelente relação bilateral com a África do Sul, além de laços em fóruns internacionais, como o BRICS (grupo composto por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), o IBAS (Fórum de Diálogo Índia-Brasil-África do Sul) e o G20, que este ano acontece no Brasil e no próximo será sediado pela África do Sul.

“Por esta razão tem havido um contato muito próximo entre brasileiros e sul-africanos, bem como nesta área de alta tecnologia, mostrando a nossa capacidade. Esta feira é a maior da África em termos de produtos de defesa, o que é feito aqui irradia para outros países, então reitero que a presença do Brasil neste evento é muito importante, estamos dispostos e preparados para apoiar no que for necessário”, destacou.
A participação brasileira na AAD 2024

A presença do Brasil na AAD 2024 destaca o crescente interesse do país em estreitar laços comerciais com o continente africano. Sob a coordenação da ABIMDE, o Pavilhão Brasil contará com a participação de seis empresas brasileiras que apresentam suas inovações e capacidades tecnológicas: CBC, Cinadra, CSD, Gespi, Imbel e M&K. Além delas, a Embraer, gigante da indústria aeroespacial, também está presente com um espaço próprio.

De acordo com o Coronel Antônio Ribeiro, Diretor de Projetos da ABIMDE, “a AAD é uma grande oportunidade para os expositores brasileiros, uma vez que o evento tem a tendência de atrair os interesses de grande parte dos países do continente africano, particularmente aqueles localizados na região subsaariana e na porção sul da África.”

Destaques da programação

A programação da feira inclui três dias de conferências temáticas com foco em tópicos relevantes para o setor. No dia 18 de setembro, o tema será “A Guerra do Futuro”, abordando tecnologias não tripuladas, inteligência artificial e guerra cibernética. No dia seguinte, a “Mostra do Setor de Defesa da África do Sul” apresentará os produtos do país anfitrião e seus potenciais parceiros estratégicos. Já no dia 20, a segurança marítima será o tema central, com debates sobre pirataria e ameaças no Mar Vermelho.

Além das conferências, o evento conta com demonstrações aéreas, incluindo acrobacias, paraquedismo e exibições de aeronaves e tecnologias de defesa. Um destaque adicional será o Programa de Desenvolvimento da Juventude, que oferece atividades educativas e interativas, como simulações de voo e primeiros socorros.

Empresas brasileiras

O Pavilhão Brasil será uma vitrine para as inovações brasileiras e um passo importante para o fortalecimento das relações bilaterais com os países africanos, promovendo o avanço da indústria de defesa nacional em um mercado de grande potencial.

“O Brasil se apresenta como boa opção de provedor de soluções e produtos nas áreas de defesa e segurança, uma vez que oferece aos nossos parceiros comerciais itens de alta qualidade tecnológica, com um custo comparativamente competitivo. E, além disso, as empresas brasileiras possuem tradição de oferecerem, também, um bom suporte técnico e um serviço de pós-venda confiável e duradouro”, completou o Coronel Ribeiro.

Conheça as expositoras do Africa Aerospace and Defence:

A Companhia Brasileira de Cartuchos – CBC é uma das maiores fabricantes de munições de pequeno calibre, atendendo as necessidades do mercado brasileiro. Possui quatro marcas de munição reconhecidas internacionalmente: CBC, Magtech, MEN e Sellier & Bellot. Possui unidades produtivas no Brasil, Alemanha, Bélgica e República Tcheca.

Com mais de 50 anos no mercado, a CINADRA representa empresas estrangeiras no Brasil, destacando-se por sua credibilidade e capacidade de adaptação tecnológica. Iniciou sua atuação com a Ellicott Dredges e a Fairbanks Morse Defense, expandindo-se para o setor de defesa, onde fornece componentes e insumos para a indústria na América Latina.

A CSD opera no setor de Defesa e pertence ao Grupo Hübner. Atua no desenvolvimento e produção de bombas de aviação, foguetes, espoletas, munições e componentes para o setor de defesa. Alguns de seus produtos CSD são credenciados como Produtos Estratégicos de Defesa (PED) pelas autoridades brasileiras.

A GESPI atua nas indústrias aeronáutica e de defesa. Oferece grande variedade de serviços de manutenção, reparo e revisão geral de componentes aeronáuticos (MRO) para companhias aéreas, empresas, órgãos governamentais e Forças Armadas. Também desenvolve projetos e produtos especiais para a Indústria de Defesa e de Segurança Pública.

A IMBEL é uma empresa estatal brasileira dedicada à fabricação de armamentos, munições e equipamentos militares. Fundada em 1975, a empresa tem como objetivo fornecer armas e produtos relacionados para as Forças Armadas Brasileiras, bem como para as forças de segurança pública do país. A empresa produz uma variedade de armas de fogo, incluindo pistolas, fuzis, metralhadoras e revólveres, além de munições e outros equipamentos militares.

A M&K Logistics atua na prestação de serviços na área de logística e de agenciamento de cargas. É referência no mercado nacional e internacional, realizando operações logísticas para todos os continentes e mais de 100 países, com uma vasta e diversificada carteira de clientes dos setores militar, segurança pública e explosivos industriais.

Brazil Defense
O Projeto do Setor de Defesa Brasileiro – Brazil Defense – tem como objetivo impulsionar as exportações através do desenvolvimento e implementação de plataformas para empresas não exportadoras e intermediárias avançadas, incluindo monitoramento de mercado, feiras comerciais e iniciativas comerciais integradas.

Sob a direção conjunta da ABIMDE-ApexBrasil, em colaboração com os Ministérios da Defesa e das Relações Exteriores, o projeto executa um plano de promoção internacional de curto prazo com o objetivo de atrair empresas qualificadas para o mercado global. Para consolidar a presença e competitividade brasileira no cenário global, a integração das empresas no plano de promoção e na agenda do setor a médio e longo prazo é um avanço estratégico.

FONTE: Rossi Comunicação

Sair da versão mobile