Tropas do Rio de Janeiro participam da Operação Encore

Resende (RJ) – No período de 1º a 8 de agosto, foi realizada a última etapa de certificação da 9ª Brigada de Infantaria Motorizada (9ª Bda Inf Mtz) como Força de Prontidão (FORPRON): a Operação Encore. Nesse ciclo, a Força-Tarefa Encouraçada foi avaliada e certificada. A Operação ocorreu na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), sediada em Resende, e contou com a participação de cerca de 1.300 militares.

Na fase de Simulação Viva, o Centro de Adestramento Leste (CA Leste) auxiliou na verificação do adestramento da tropa, utilizando um dispositivo de simulação de engajamento tático.

De acordo com o Tenente-Coronel Igor, Comandante da Força-Tarefa Encouraçada e do 1º BI Mec (Es) – uma das 11 organizações militares diretamente subordinadas à “9ª de Guerra”, o objetivo da Operação Encore, neste ano, é a defesa do território: “Para o êxito da operação é necessário desgastar, desorganizar ou até mesmo neutralizar o inimigo antes mesmo de chegar em nossa posição”, destaca.

No contexto de uma Operação Defensiva, a Força-Tarefa executou diversas atividades, como preparação de posições defensivas, fogos de artilharia, comando e controle.

Este trabalho conjunto é essencial para o adestramento da tropa, garantindo assim a soberania nacional.

Sobre a 9ª Brigada de Infantaria Motorizada

A 9ª Brigada de Infantaria Motorizada é parte importante da Força de Prontidão da Força Terrestre e mantém o maior contingente do Exército Brasileiro, totalizando, aproximadamente, 6 mil homens e mulheres divididos em 11 organizações militares.

FONTE: EB
FOTOS: Sgt Ernandes e Cb Queiroz

Sair da versão mobile