Está em curso uma transformação do blindado EE-9 Cascavel em uma viatura moderna e de última geração. Há um ano, teve início os trabalhos de revitalização após a assinatura do contrato com o Exército Brasileiro, em 7 de julho de 2022.
A equipe de engenharia da empresa vencedora da concorrência aberta em 2022, está empenhada em superar as expectativas do Ministério da Defesa e as exigências do Exército Brasileiro.
O pacote de melhorias na viatura blindada inclui nova motorização, revitalização da suspensão, torre de comando automatizada para otimização da posição do tiro e melhora da consciência situacional, ar-condicionado, substituição das miras óticas por optrônicos de última geração para busca e pontaria dos alvos e identificação de eventuais ameaças, um lançador de mísseis antitanque em sua torre principal, um computador de tiro para execução de todos os cálculos balísticos e por fim um outro computador de comando e controle o qual irá analisar, em tempo real, todos os sensores espalhados pela viatura para a leitura dos parâmetros ambientais que possam interferir na execução das missões.