Tiro técnico valida novo Morteiro de Alta Mobilidade produzido pelo CTEx

No dia 22 de maio de 2018, no Centro de Avaliações do Exército (CAEx), foram concluídas as atividades de de um lote de 28 Morteiros Médio Antecarga 81 mm. O armamento foi produzido no Arsenal de Guerra do Rio (AGR) e essa atividade consagrou uma das últimas etapas do ciclo de sua produção.



O projeto do Morteiro foi desenvolvido no Centro Tecnológico do Exército (CTEx), em parceria com o AGR, tendo por base os Requisitos Operacionais Básicos (ROB) nº 04/08 e os Requisitos Técnicos Básicos (RTB) nº 04/08.

O armamento é uma conquista do Sistema de Ciência e Tecnologia do Exército, uma vez que todas as etapas, do desenvolvimento até o produto final, foram executadas por organizações militares diretamente subordinadas do Departamento de Ciência e Tecnologia. A pesquisa e o desenvolvimento foram realizados no CTEx, as avaliações no CAEx e a fabricação no AGR. O processo como um todo se deu pela atuação em sinergia das organizações militares, para a obtenção de um produto moderno e eficaz para o Exército Brasileiro.

Ao receber os novos morteiros, as tropas operacionais contarão com um material altamente resistente e de massa reduzida (cerca de 41 kg), o que confere alta mobilidade para transporte e mudança da posição da peça no terreno. Esse fator eleva o poder de fogo e combate, visto que o armamento possui alcance máximo próximo de 6.000 metros de distância.

O tiro técnico foi acompanhado pelo Diretor de Fabricação (DF), General de Brigada Luiz Henrique de Andrade; pelo Diretor do Arsenal de Guerra do Rio; e por integrantes do AGR e do CAEx.

FONTE: Agência Verde Oliva



Sair da versão mobile