Fort Moore (Estados Unidos) – Oficial do Exército Brasileiro concluiu o Curso Básico de Comandante de Cavalaria, do Exército dos Estados Unidos, com o melhor desempenho nas áreas de liderança e de capacidade física. O Armor Basic Officer Leader Course acontece na Armor School e prepara oficiais de cavalaria para o comando de tropas blindadas em combate. O objetivo é formar líderes fortes, versáteis, cheios de recursos e iniciativa para liderar pelotões blindados em qualquer ambiente.
Ao longo de 19 semanas, o curso apresenta desafios físicos e mentais aos futuros comandantes de pelotão de Cavalaria. Os oficiais recebem instruções de navegação e manobra no terreno, manutenção do veículo, emprego do sistema de tiro, missões de reconhecimento, inteligência e comunicação, operação em combate, planejamento e emissão de ordens, operações ofensivas e defensivas e comando de pelotão. As instruções capacitam o aluno a executar em todas as funções dentro do veículo, como comandante de carro, atirador, municiador e motorista do blindado M1A2 Abrams.
Os alunos também são submetidos a rigorosas avaliações físicas e intelectuais. Para concluírem o curso, cada oficial é avaliado em uma última etapa, em que precisa realizar todo o trabalho de comando, desde o planejamento da missão até o comando do pelotão durante a execução no terreno.
O Segundo-Tenente Gabriel Felipe Bejarano da Costa Resende concluiu o Armor Basic Officer Leader Course entre os cinco melhores de sua turma, composta por 60 militares de cinco nacionalidades. Por sua elevada capacidade de liderança, apontada por seus colegas e instrutores, ele foi agraciado com o Armor Cavalry Leadership Award, honraria concedida pelo melhor desempenho como líder de cavalaria blindada. O brasileiro também obteve a primeira colocação no Army Combat Fitness Test, que avalia a aptidão física do combatente em várias dimensões. Por sua classificação entre os primeiros colocados, ele passou a integrar a Lista de Honra do Comandante, e seu alto desempenho rendeu-lhe, ainda, a medalha da conquista, The Army Achievement Medal.
O Instrutor Sênior da turma também exaltou o desempenho do brasileiro. “Durante o seu tempo de curso, ele foi um oficial destacado e sua performance foi excepcional. Posso dizer com segurança que ele está no próximo nível. Comparado a outros segundos-tenentes, ele é superior à maioria. E isso diz muito sobre o Exército de seu país. Eu serviria tranquilamente, a qualquer momento, em qualquer situação de combate, ao lado dos militares brasileiros. O Tenente Resende é certamente um dos melhores com quem eu já trabalhei, e eu espero algum dia servir com ele e com o Exército Brasileiro”, concluiu o Sargento de Primeira Classe Miller.
Para o militar, os conhecimentos adquiridos terão bastante aplicação à realidade operacional do Exército Brasileiro. “Sem dúvidas, este curso me permitiu ampliar a visão, pois a gente começa a ter uma noção melhor sobre os outros exércitos. Eu aprimorei minha capacidade de planejamento e de execução de fogos em sincronia com a manobra, e aprendi novas técnicas, táticas e procedimentos que poderão ser utilizadas no nosso Exército e no nosso cotidiano.”
O sucesso do Tenente Resende no curso reflete a excelência do ensino militar e profissional do Exército Brasileiro. Os conhecimentos adquiridos no exterior servirão para apoiar o treinamento e o desenvolvimento de novas técnicas e procedimentos na formação dos combatentes da Arma de Cavalaria do Exército Brasileiro.
FONTE: EB