Recife (PE) – No dia 25 de outubro, no Quartel-General do Comando Militar do Nordeste (CMNE), foi realizada a solenidade de reativação da 7ª Divisão de Exército (7ª DE), grande comando operacional subordinado ao CMNE. O grande comando operacional é o mais apto para emissão de ordens e a orientação às diversas atividades de preparo, além do seu acompanhamento. Ele dispõe das estruturas e das ferramentas necessárias para realizar o planejamento e a condução das operações terrestres.
O evento contou com a presença de autoridades militares, civis e de quatro antigos comandantes da então 7ª Região Militar e 7ª Divisão de Exército, que assistiram à assunção do General de Divisão Vinicius Ferreira Martinelli como 1º Comandante da 7ª DE, após o Ato de Reativação. “A intenção da criação da 7ª Divisão de Exército é aliviar o Comando Militar do Nordeste dos encargos operacionais, se ocupando do preparo e do emprego, permitindo que o CMNE possa atuar mais no campo estratégico, dando maior qualidade às nossas atividades”, destacou o General Martinelli.
Para o Comandante Militar do Nordeste, General de Exército Richard Fernandes Nunes, a reativação da 7ª DE é um marco para a operacionalidade do Exército Brasileiro.
Decreto
A reativação da 7ª DE foi sancionada pelo Decreto Presidencial nº 10.825, de 29 de setembro de 2021, com sede no município de Recife. Em sua composição, estão a 7ª e a 10ª Brigadas de Infantaria Motorizadas, o 16º Regimento de Cavalaria Mecanizado (16º R C Mec), o 4º Batalhão de Comunicações (4º B Com) e o Campo de Instrução Marechal Newton Cavalcanti.
Fonte: Comando do Comando Militar do Nordeste