Rio 2016: Exército garantiu a segurança na abertura dos Jogos Paralímpicos

eb_rio2016_03

Na noite de quarta-feira, 7 de setembro, o Comando de Defesa Setorial (CDS) Maracanã, por meio da 4ª Brigada de Infantaria Leve (Montanha), empregou cerca de 1200 militares na cerimônia de abertura dos Jogos Paralímpicos Rio 2016, realizada no Estádio do Maracanã.

Os Batalhões Olímpicos da Brigada 31 de Março protegeram estruturas estratégicas no entorno do estádio, como as estações de trem e metrô de São Cristóvão e Maracanã, além de participarem como Força de Contingência, aptas a atuar, com prontidão e eficácia, na segurança do Grande Evento.

As tropas sob o controle do CDS Maracanã atuaram, também, na segurança do prédio do Itamarati, local de concentração dos dignitários estrangeiros e do Presidente da República do Brasil, Michel Temer; no patrulhamento da Praça da Bandeira; na segurança aproximada dos portões de entrada de autoridades no estádio; e na segurança estática das vias expressas das Linhas Vermelha e Amarela.

A 4ª Bda Inf L (Mth) foi reforçada por Batalhões Olímpicos integrantes da 9ª Brigada de Infantaria Motorizada, garantindo o fluxo dos comboios de atletas e autoridades em toda a Avenida Presidente Vargas.

A presença das tropas da Brigada reforçou a sensação de segurança para a população que passava pelos locais. Para o carioca João Maurício Dias, a atuação do Exército é muito importante: “A gente vê os militares bem equipados, bem fardados, e isto muda a cara da cidade. Ficamos mais tranquilos. Desde que as tropas estão por aqui, não vemos violência, vemos muitas famílias e crianças circulando tranquilamente. Tudo isso é fundamental para o Rio e para os Jogos”.

Sair da versão mobile