Desde o dia 3 do mês de julho, militares da Brigada FORNOVO DI TARO, a qual integra o Comando de Defesa Setorial Barra (CDS BARRA) têm se deslocado de suas sedes para se concentrarem em suas bases no Rio de Janeiro, a fim de participar das ações de segurança e defesa nos Jogos Rio 2016.
Desde então, os trabalhos de preparação das bases, que já eram intensos, se intensificaram. O 22º Batalhão Logístico desde a sua chegada na capital carioca, vem realizando o armazenamento e distribuição de diversas classes de suprimento, além do transporte de trailers e evacuação de viaturas.
A 12ª Companhia de Engenharia Leve vem trabalhando sem cessar no preparo das instalações de infraestrutura em todas as bases do CDS BARRA, além de melhoramentos na segurança das instalações, como a instalação de concertinas.
A Companhia de Comando da Brigada vem acompanhando a instalação de cerca de 60 containers que abrigarão os militares do Comando do CDS BARRA durante os Jogos. O 12º Pelotão de Polícia do Exército apoia a missão com o estabelecimento da segurança do perímetro.
A partir de Curitiba, Lorena e Caçapava partiram, respectivamente, o 20º BIB, 5º BIL e 6º BIL e parte de seus efetivos já se encontra em solo carioca, instalando-se em suas bases. O excelente planejamento e preparação das unidades se comprovou pelo reduzido número de incidentes durante o percurso, apesar das grandes distâncias percorridas e do expressivo número de viaturas.
Todo o movimento de tropas desde suas sedes foi acompanhado em tempo real pela 12ª Companhia de Comunicações através do Sistema PACIFICADOR de Comando e Controle. A Companhia já ocupa posição no Main Press Center, no Parque Olímpico, onde estará desdobrado o Posto de Comando do CDS BARRA.
Ao todo, mais de 200 viaturas já chegaram ao Rio de Janeiro trazendo, até o momento cerca 900 homens e mulheres para esse que é o maior evento mundial. O CDS BARRA atuará em conjunto com as diversas agências e órgãos de segurança pública na área da Barra da Tijuca.
Após uma preparação voltada especificamente para o emprego nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, os combatentes aeromóveis do CDS BARRA encontram-se preparados, motivados e capacitados para operar em um complexo ambiente interagências, perfeitamente integrados aos mais diversos órgãos envolvidos no evento.
FONTE e FOTOS: 12ª Bda Inf L Amv