Programas Estratégicos do Exército Brasileiro melhoram a logística militar de transporte fluvial na Amazônia

No mês de dezembro de 2017, foram entregues ao Centro de Embarcações do Comando Militar da Amazônia (CECMA), 04 (quatro) embarcações tipo “Ferry Boat” de 50 Ton, adquiridas com recursos de Programas Estratégicos do Exército: duas unidades pelo programa Sistema de Monitoramento de Fronteira – SISFRON, e duas outras pelo programa Obtenção da Capacidade Operacional Plena – OCOP.

Os barcos, construídos pelo Estaleiro Bibi Eireli, de Manaus (AM), possuem motorização dupla e obedecem a ótimos preceitos de segurança e conforto na navegação, contando com uma tripulação de 06 (seis) militares.

Os Ferry boats serão assim distribuídos: 02 (dois) à 2ª Brigada de Infantaria de Selva – São Gabriel da Cachoeira (AM), 01 (um) à 17ª Brigada de Infantaria de Selva – Porto Velho (RO) e 01 (um) ao CECMA.

No mesmo evento, foram entregues 16 (dezesseis) “Piers flutuantes”, adquiridos com recursos do SISFRON. São estruturas em aço que medem 6×3 m e atuarão como atracadores de pequeno porte, junto aos Pelotões e Destacamentos Especiais de Fronteira (PEF e DEF) amazônicos.

Serão contemplados com 02 (dois) módulos os seguintes PEF/DEF: 1º PEF Palmeiras do Javari (AM), 2º PEF Ipiranga(AM), 3º PEF Vila Bitencourt(AM), 4º PEF Estirão do Equador(AM), 1º PEF Príncipe da Beira(RO), 4º PEF Santa Rosa do Purus(AC), DEF Marechal Thaumaturgo(AC), DEF São Salvador(AC).

Essas embarcações, incorporadas ao Comando Militar da Amazônia, junto com empurradores, balsas e outros “Ferryboats” também adquiridos com recursos do SISFRON e do OCOP, contribuirão sobremaneira para a melhoria da logística de transporte fluvial na Amazônia.

FONTE e FOTOS: EB

Sair da versão mobile