Formosa (GO) – No dia 31 de julho, iniciaram as atividades da Operação Sagitta Primus, o maior exercício de defesa antiaérea da América Latina. Coordenado pelo Comando de Defesa Antiaérea do Exército, o exercício tem a duração de dez dias e reúne cerca de 500 militares, de 15 organizações de todas as regiões do país.
No primeiro dia, foram realizadas instruções com armamentos antiaéreos – como os mísseis IGLA e RBS-70 –, avaliação da prontidão das unidades e resolução de Problemas Militares Simulados, situações hipotéticas para testar a capacidade de resposta da tropa. A operação, realizada anualmente, acontece no Campo de Instrução de Formosa, no Forte Santa Bárbara.
Os disparos reais, problemas simulados e avaliações servem a diversos propósitos, como certificar a Força Especializada de Emprego Estratégico. Isso garante que as unidades militares de defesa antiaérea estejam treinadas e prontas para atuar rapidamente contra uma ameaça à soberania aeroespacial brasileira.
A Operação Sagitta Primus também visa treinar os procedimentos operacionais das tropas e buscar respostas para novos desafios. No caso da defesa antiaérea, um desdobramento recente no cenário dos conflitos contemporâneos é o emprego de aeronaves não tripuladas, os drones, e suas novas aplicações em combate.
Nos próximos dias, novas atividades serão realizadas, tais como o apronto operacional com a inspeção da tropa e de seus equipamentos, o adestramento da Artilharia Antiaérea e os disparos reais de armamento antiaéreo.
O Comando de Defesa Antiaérea do Exército
Sediado no interior de São Paulo, o Comando de Defesa Antiaérea é o maior escalão de Artilharia Antiaérea do Brasil. Sua missão é coordenar e controlar as unidades de Artilharia Antiaérea do Exército, em conjunto com as outras Forças Armadas, para garantir a defesa do espaço aéreo nacional. Entre os equipamentos empregados, estão o míssil portátil IGLA-S, o míssil telecomandado RBS-70 e o blindado antiaéreo Gepard, armamentos destinados a neutralizar o ataque de aviões e helicópteros, bem como o radar de fabricação nacional SABER M60, para detectar alvos em voo.
O Comando é composto por seis Grupos de Artilharia Antiaérea, localizados em pontos estratégicos do território, no Rio de Janeiro (RJ), Praia Grande (SP), Caxias do Sul (RS), Sete Lagoas (MG), Brasília (DF) e Manaus (AM). Também integra o Comando o Batalhão de Manutenção e Suprimentos, em Osasco (SP), e a Bateria de Comando, que, assim como o próprio Comando, está localizada no Forte dos Andradas, no Guarujá (SP).
FONTE: EB