ONU nomeia o General Miranda Filho, do Exército Brasileiro, para chefiar a MONUSCO

Por Guilherme Wiltgen

O Secretário-geral da ONU, António Guterres, informou em nota nesta quarta-feira em Nova Iorque que o General de Divisão Otávio Rodrigues de Miranda Filho, do Exército Brasileiro, chefiará a Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Congo (MONUSCO), uma das maiores operações de paz do mundo. Ele vai substituir o General brasileiro Marcos de Sá Affonso da Costa, que deixará o posto em fevereiro.

Em sua nota, Secretário-geral da ONU expressou sua gratidão ao atual Comandante pela importante contribuição e serviço à Monusco.

MONUSCO Force Commander Gen Affonso da Costa

O General Miranda Filho tem muitos anos de experiência em estruturas de comando e controle do Exército Brasileiro. Desde agosto de 2021, ele serve como Comandante da 8ª Região Militar (8ª RM). Ele é responsável por uma grande estrutura logística e administrativa que fornece suporte a 32 organizações militares na Amazônia legal. Antes deste posto, o General Miranda Filho dirigiu a pasta de Assuntos Internacionais das Forças Armadas Brasileiras.

O general Miranda Filho ocupou outras posições incluindo a de Comandante da 9ª Brigada de Infantaria Motorizada (2018 a 2019) e chefe de gabinete do Comando Militar do Planalto (2016 a 2018), e adido militar junto à Embaixada do Brasil na China (2014 a 2016).

O primeiro comandante brasileiro da Monusco foi o General Carlos Alberto dos Santos Cruz, que também chefiou as tropas da ONU no Haiti na extinta Minustah.

O General Otávio de Miranda Filho tem diploma em Ciências Militares pela Academia Militar das Agulhas Negras e é fluente em inglês, espanhol e francês.

A Monusco tem em sua equipe quase 18.300 pessoas, sendo 12.800 militares, 2.900 civis, 166 especialistas e 1.600 policiais.

FOTOS: EB/ONU

Sair da versão mobile