O Comandante do Quinto Comando Aéreo Regional (V COMAR), Major-Brigadeiro do Ar Flávio dos Santos Chaves, e o General de Exército Carlos Bolivar Goellner, Comandante Militar do Sul, visitaram (16/8) as instalações do Exercício ALBA V, realizado na Base Aérea de Santa Maria (RS).
Os Oficiais Generais percorreram as instalações do posto de comando e controle da Artilharia Antiaérea de Autodefesa, denominado Centro de Operações Antiaérea (COAAAe), onde tiveram a oportunidade de presenciar o exercício das funções operacionais do posto com a visualização sintética das imagens radar de alerta antecipado do sistema VISIR, o programa de registro e controle das Unidades de Tiro antiaéreas (PROCAAAe) e a rede de comunicações segura que efetua o enlace entre as U Tir e o COAAAe.
O Exercício Operacional ALBA tem por objetivo treinar as Unidades de Artilharia Antiaérea de Autodefesa na proteção de pontos considerados sensíveis e de interesse para o Comando da Aeronáutica, bem como proteger as unidades aéreas em desdobramento. Neste exercício, a Base Aérea de Santa Maria é o ponto considerado sensível e a ser protegido pelas Unidades de Tiro Antiaéreas, tendo como vetores hostis, em caráter simulado as aeronaves A-1 e o helicóptero H-60, pertencentes, respectivamente, ao 3º/10º e 5º/8º Grupos de Aviação.
Os Oficias Generais comentaram sobre a grande vantagem de proteção que a Artilharia Antiaérea proporciona às Unidades combatentes sejam elas de superfície ou aéreas quando no cumprimento de suas missões, principalmente, nos desdobramentos dessas Unidades.
FONTE: 1º GAAAD