Novo equipamento de monitoramento por radar é apresentado ao Exército Brasileiro

BRADAR_01

No dia 25 de novembro, integrantes do Exército assistiram à apresentação de um novo equipamento para o monitoramento de transmissão de dados. O projeto, conduzido por meio de uma parceria entre as empresas BRADAR, do Grupo Embraer, e a alemã MEDAV, é patrocinado pelo Exército Brasileiro através do Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT) e faz parte do Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras, o SISFRON.

O novo equipamento viabilizará o monitoramento da faixa de fronteira brasileira. O aparelho detecta o sinal e a origem da transmissão, o que garante um maior controle e eficácia de ação. Outro diferencial do projeto é a sua flexibilidade, é um aparelho móvel e pode ser utilizado em ambientes abertos, sem a necessidade de instalação de grandes antenas.

Outro fator importante do projeto é a transferência de tecnologia o que, para o Chefe do DCT, General de Exército Sinclair James Mayer, proporciona avanço para a independência tecnológica para o Brasil: “esse foi um passo gigantesco, pois nos coloca no patamar, não só de usuário, mas de portador da tecnologia, essencial para a dimensão que o Brasil pretende ter”.

A transmissão de Tecnologia, por meio do off-set também se configura num avanço importante para o Brasil, relata o Gestor de Desenvolvimento de Produtos da BRADAR, Daniel Mezzalira: “o Brasil têm engenheiros com plenas condições de produzir um equipamento desses do “zero”, mas a transferência de tecnologia e de know-how permite que um sistema que demoraria alguns anos chegue a esse patamar em apenas um”.

FONTE e FOTOS: EB

Sair da versão mobile