O Comando Militar da Amazônia (CMA) tem realizado ações emergenciais e humanitárias nas buscas pelo indigenista Bruno Araújo Pereira, servidor da FUNAI, e ao jornalista britânico Dom Phillips, colaborador do Jornal The Guardian, que desapareceram no último domingo no Vale do Javari, interior do Amazonas, perto da fronteira com o Peru.
O Comando Militar da Amazônia juntou-se ao esforço de busca desde o final da tarde de segunda-feira, na região do Vale do Javari, com meios fluviais e terrestres. Desde então, segue de forma ininterrupta empregando militares combatentes de selva da 16º Brigada de Infantaria de Selva, sediada em Tefé-AM, que possui meios desdobrados na região do Javari.
A 16º Brigada de Infantaria de Selva tem conduzido as operações de Busca e Salvamento com, aproximadamente, 150 (cento e cinquenta) militares especialistas em operações em ambiente de selva que conhecem o terreno onde se desenvolvem as buscas.
O 4º Batalhão de Aviação do Exército (4º BAvEx) somará a este esforço a capacidade aeromóvel, apoiando o deslocamento de agentes da Polícia Federal (PF) e agregando mobilidade às equipes interagências na área de operações por meio de um helicóptero (ainda em deslocamento para a área de busca). A integração e a sinergia dentro de um ambiente interagências entre os diversos órgãos desdobrados na área de busca tem favorecido as ações de busca.
Destaca-se que, além dos meios já citados, o Exército Brasileiro possui na área um Batalhão de Infantaria de Selva (Comando de Fronteira Solimões/ 8º Batalhão de Infantaria de Selva) e um Hospital Militar na cidade de Tabatinga-AM, além de dois Pelotões Especiais de Fronteira (PEF) nas regiões de Palmeiras do Javari e de Estirão do Equador.