18 de maio é o Dia Internacional dos Museus. Localizado no bairro de São Cristóvão, no Rio de Janeiro, o Museu Conde de Linhares é um dos espaços de preservação da memória e da história militares. Com um acervo de mais de 300 itens, recebe visitação gratuita e com acessibilidade.
O público pode conferir as cinco exposições permanentes do museu: Evolução do Armamento; Casa da Força Expedicionária Brasileira (FEB); Sala Major Elza (enfermeira da FEB), com seu acervo pessoal; Pátio dos Blindados, com viaturas e blindados antigos; e Sala de Miniaturas.
Os destaques são os itens pessoais dos integrantes da Força Expedicionária, além de carros de combate que contam um pouco a história do Exército Brasileiro. A visitação está aberta ao público de terça a domingo, inclusive feriados, das 10h às 17h. Entrada e estacionamento são gratuitos.
O Museu
O Museu Militar Conde de Linhares recebeu esse nome em homenagem a D. Rodrigo de Souza Coutinho, o Conde de Linhares, político que acompanhou a transferência da Corte Portuguesa para o Brasil. Como Ministro da Guerra e dos Negócios Estrangeiros, fundou a Academia Real Militar, o Jardim Botânico, o Arquivo Militar, a Biblioteca Nacional e a Escola Real de Ciências, Artes e Ofícios.
Construído em 1921, em estilo eclético, o prédio do Museu abrigou, até 1996, o CPOR/RJ. Posteriormente, o Comando da 5ª Brigada de Cavalaria Blindada. O Museu Militar Conde de Linhares foi inaugurado em 12 de outubro de 1998.
Exposições Permanentes
Salão do Armamento: Cada sociedade tem em sua cultura, características próprias, ocasionando reflexo nas armas por ela usadas. Nesta galeria, estão expostos armamentos utilizados desde a Idade da Pedra Lascada até equipamentos e armas do século XX.
Sala Major Elza: Neste espaço, homenageamos a Major Elza Cansanção Medeiros, a primeira enfermeira voluntária que integrou o 1º Escalão de Enfermeiras da Força Expedicionária Brasileira (FEB) durante a II Guerra Mundial. Estão exibidos objetos pessoais, bustos em bronze, além de um quadro com todas as enfermeiras brasileiras que também fizeram parte deste Escalão.
Sala das Miniaturas: Esta sala é dedicada à coleção de miniaturas de carros de combate, canhões, obuseiros, lançadores de foguetes e de mísseis, além de outros blindados utilizados no decorrer da História Militar.
Salão da FEB: Esta exposição mostra um pouco da rotina dos soldados brasileiros, conhecidos como ‘‘Pracinhas’’ no teatro de operações na Itália, durante a II Guerra Mundial, como também, diversos equipamentos, desde uniformes, capacetes até armas italianas e alemãs apreendidas na guerra. O visitante tem ainda a oportunidade de percorrer uma galeria que simula, por meio de efeitos especiais, um cenário de combate.
Pátio dos Blindados: Na área externa do Museu estão distribuídos carros de combate e peças de artilharia utilizados por diversas tropas em diferentes momentos da História Militar. Destaca-se o Canhão Ferroviário, a maior peça bélica do Museu, pesando 70 toneladas.
Serviço
Entrada gratuita
Telefone: (21) 2589-9581
Site: http://www.mhexfc.eb.mil.br/pt-br/mmcondedelinhares.html
Fonte: Centro de Comunicação Social do Exército