Ministro da Defesa e Comandante do Exército acompanham exercício de defesa externa voltado para a proteção da Amazônia Brasileira

Manaus (AM) – No dia 25 de maio, o Ministro de Estado da Defesa, General de Exército Walter Souza Braga Netto Souza, e o Comandante do Exército Brasileiro, General de Exército Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, chegaram a Manaus, na Região Norte do País, para acompanhar as ações desenvolvidas na Operação Amazônia 2021.

Desde abril, o Comando Militar da Amazônia (CMA) realiza a Operação Amazônia 2021, um exercício de defesa externa voltado para o adestramento de tropas para a proteção da Amazônia Brasileira. Neste mês, as brigadas de infantaria de selva do CMA estão realizando o exercício de guerra de resistência, uma forma diferente do combate convencional, baseado em um combate entre força invasora e força de resistência.

Nas palavras do Comandante do Exército Brasileiro, General de Exército Paulo Sérgio, “a visita é uma forma de mostrar a prioridade que a região amazônica tem”.

Programação

A visita acontece até 29 de maio e prevê passagens pelas seguintes organizações militares: 1ª Brigada de Infantaria de Selva (1ª Bda Inf Sl); 2ª Brigada de Infantaria de Selva (2ª Bda Inf Sl); 16ª Brigada de Infantaria de Selva (16ª Bda Inf Sl); Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS); 1º Batalhão de Infantaria de Selva (Aeromóvel) – 1º BIS (Amv) –; e o  4º Batalhão de Aviação do Exército (4º BavEx).

Durante a visita ao município de São Gabriel da Cachoeira (AM), região conhecida como Cabeça do Cachorro, haverá a inauguração da ponte Rodrigo Cibele, no km 91 da BR 307, entre São Gabriel da Cachoeira e a comunidade indígena Balaio, e do Sistema de Energia Fotovoltaica, localizado em Maturacá (AM) – construções coordenadas pelo 2º Grupamento de Engenharia (2º Gpt E).

Sair da versão mobile