O Batalhão de Engenharia de Combate de Aquidauana terminou no ultimo dia 29 de outubro a preparação da tropa que fará parte da Missão de Paz da ONU, comandada pelo Brasil no Haiti. Os militares selecionados participaram de uma formação intensiva durante todo o mês de outubro.
Os militares começarão a embarcar para o Haiti a partir do dia 12 de novembro em substituição aos militares brasileiros que encontram em missão a pelo menos seis meses. Entre os 130 voluntários selecionados há três mulheres e um aquidauanense entre os cinco sul-mato-grossenses.
O adestramento da tropa para a Minustah (Missão das Nações Unidas para a Estabilização no Haiti), foi desenvolvida em três etapas, a primeira de Nivelamento, a segunda com Exercícios Básicos de Operações de Paz e a última fase que aconteceu na derradeira semana de treinamento, os militares realizaram Exercício Avançado de Operações de Paz.
Durante os treinamentos a cidade foi agitada com as operações, uso de helicóptero militar, veículos de transporte de tropas e suprimentos, realizando treinamentos para controle de distúrbio, atividades de engenharia de combate, resgates em caso de terremoto, incêndios e todo e qualquer ocorrência a ser enfrentada pela tropa durante a missão.
O Contingente Brasileiro de Força de Paz, Contbras, faz parte da Companhia de Engenharia de Força de Paz e contou com militares de todo o Brasil. A cidade contribuiu para o treinamento através der suas instituições como Polícia Civil que forneceu seu camping para treinamento, UFMS, UEMS, Prefeituras de Aquidauana e Anastácio, Corpo de Bombeiros, dentre outras.
FONTE:JNEDiário
FOTOS: Armando Anache