A Ares realiza a capacitação de militares do Exército Brasileiro para operar a torre manual REMAN, que foi instalada recentemente em uma viatura blindada de transporte de pessoal – média sobre rodas (VBTP-MSR) 6×6 GUARANI pertencente ao 23º Esquadrão de Cavalaria de Selva de Tucuruí (PA).
A viatura participará da missão CORE 23, um exercício combinado que contará com a participação do Exército dos Estados Unidos.
A capacitação inclui instrução teórica, atividade de operação e prática de tiro real.
De acordo com o Instrutor e Técnico de Suporte Logístico da Ares, José Renato Pimenta, o treinamento conta com 50 militares, entre eles, 10 atiradores. “O militar conhece cada parte do equipamento, entende como é sua operação, como o armamento é instalado e ainda realiza o tiro real usando a torre”.
O REMAN é uma torre manual blindada, que pode ser equipado com uma metralhadora de calibre 12,7x99mm (.50” BMG) ou 7,62x51mm e possui proteção balística em toda cúpula no padrão STANAG 4569 nível 2+. Foi desenvolvido e fabricado no Brasil para atender o então Programa Estratégico do Exército GUARANI, mas que também pode ser utilizado por outros blindados sobre rodas, médios e leves, como o novo Guaicurus 4×4, além de viaturas sobre lagartas.
Exercício CORE 23
O Combined Operation and Rotation Exercise – CORE 23 é um exercício combinado com o Exército dos Estados Unidos da América previsto para os meses de outubro e novembro de 2023 e também em 2024, nas guarnições de Belém, Macapá, Oiapoque e no distrito de Clevelândia do Norte. A atividade tem como objetivos aumentar a capacidade operacional da tropa, manter os laços históricos entre os países e incrementar a integração e a cooperação entre os dois exércitos.
De acordo com o Exército Brasileiro participarão 1.500 militares do Brasil, 310 dos Estados Unidos e 50 da França.