Militares do Exército Brasileiro concluem o curso de montagem SKD da torre manual Platt na Austrália

Militares do Arsenal de Guerra do Rio, organização militar subordinada à Diretoria de Fabricação, e da Chefia de Material, concluem o curso de montagem SKD da torre manual Platt, realizado nas instalações da Platt em Sydney, Austrália.

O Exército Brasileiro possui contrato de aquisição da estação de armas manual Platt MR 550, uma plataforma blindada com suporte para diversos armamentos, como metralhadoras 5,56, 7,62, .50 e lançador de granadas. Inicialmente, adquirida para equipar viaturas Guarani, a torre manual Platt também será empregada na Viatura Blindada Multitarefas Leve sobre Rodas 4X4 (VBMT- LR).

Diante da crescente demanda e visando desenvolver uma cadeia logística de suprimentos, montagem e manutenção para esse equipamento, o Arsenal de Guerra do Rio enviou, no período de 21/07 a 5/08/23, uma equipe composta por 2 tenentes engenheiros militares e 2 sargentos do quadro de material bélico, além de uma capitão engenheira militar da Chefia de Material, para realizar o curso de montagem na modalidade Semi-Knockdown (SKD), na qual os insumos são fornecidos total ou parcialmente desmontados.

As vantagens dessa metodologia são muito expressivas, pois proporcionam uma rápida geração da cadeia logística para esse produto, o desenvolvimento de instalações para manutenção até quarto escalão, atendimento pleno da demanda de manutenção dessa estação de armas blindadas, e incremento da participação do Sistema de Fabricação no Programa Forças Blindadas, gerando por fim, sustentabilidade logística na operação desse MEM.

Como fruto da realização desse treinamento, o AGR agora possui a expertise para montagem SKD de estações de armas blindadas, tendo como próximos passos a preparação e validação de instalações para montagem e manutenção desse importante equipamento para a operacionalidade da Força Terrestre.

FONTE: EB

Sair da versão mobile