Por Rubens Barbosa Filho
A cerimônia contou com a presença do Comandante da 12ª Brigada de Infantaria Leve (Aeromóvel) e Coordenador do Preparo, General de Brigada Mario Fernandes, do Comandante do BRABAT 26, Cel Cantanhede, e dos Comandantes de Organizações Militares da “Brigada Fornovo di Taro”, bem como dos familiares e amigos dos futuros “Soldados da Paz”, que contribuirão para a manutenção de um ambiente seguro e estável no Haiti.
Simultaneamente, militares da 12º Companhia de Engenharia de Combate Leve Aeromóvel (12 Cia E Cmb L Amv), da cidade de Pindamonhangaba/SP e do 13º Regimento de Cavalaria Mecanizada (13 R C Mec) na cidade de Pirassununga/SP também receberam seus Gorros Azuis.
O 13º R C Mec é uma unidade voltada para operações de Garantia da Lei e da Ordem (GLO), e terá o seu 3º Esquadrão de Fuzileiros Mecanizado operando na Missão de Paz da ONU no Haiti, utilizando Viaturas Blindadas de Transporte de Pessoal (VBTP) Urutu.
A solenidade de entrega do Gorro Azul marca importante etapa no processo de preparação para a Missão e simboliza a ligação dos militares com uma causa pela Paz Mundial.
Após as solenidades, componentes de todas as Organizações Militares e seus familiares assistiram a palestras proferidas pelo Gen Bda Mario Fernandes, Cel Cantanhede e Maj Mellinger, nas instalações da 12 Bda I L AMV, pelo Maj Paulino e Cap Vicente na 12 Cia E Cmb L e pelo Cel Luis Cláudio Romaguera Pontes, Cmte do 13 R C Mec e Subcomandante do 26º Batalhão de Infantaria de Força de Paz.
As palestras tiveram o objetivo de esclarecer a todos sobre as peculiaridades da Missão assim como orientar sobre o apoio que será prestado às famílias durante o período em que os militares estiverem no Haiti.